Alimentos ricos em cálcio, como leite, queijos e iogurtes, também prejudicam a absorção do ferro, pois os minerais acabam "brigando" para serem absorvidos. Um exemplo de refeição que pode boicotar a sua tentativa de combater a anemia é um prato bem conhecido dos brasileiros: o bife à parmegiana.
O excesso de ferro no sangue pode provocar ferrugem nos órgãos, causando consequências distintas para cada parte do corpo. No fígado, altos níveis do mineral podem causar cirrose; no pâncreas, diabetes; no coração, insuficiência cardíaca; nas glândulas, mau funcionamento e problemas na produção hormonal.
2. Ferro
A carência do elemento químico ferro pode causar no organismo humano, além da popular anemia, também anorexia, sensibilidades ósseas a temperaturas baixas, irritabilidade e problemas de crescimento. Seu excesso pode também ser perigoso, podendo provocar problemas digestivos, cansaço extremo e dores de cabeça.
É por isso que, quando o corpo está com deficiência de ferro, podemos sentir uma sensação de cansaço e ficarmos ofegantes. Além disso, esse mineral também ajuda a célula a transformar a glicose em energia, o que contribui para a sensação de fadiga constante quando ele está em falta.
Sintomas de Ferritina Baixa Os sintomas nos adultos são de fraqueza generalizada, queda de cabelo, unhas fracas, sonolência, diminuição no rendimento físico, perda de memória, todos dependendo do grau de deficiência – níveis mais baixos de ferritina geram sintomas mais exacerbados.
A carne vermelha está entre as melhores fontes para obter o mineral - cada 100g apresenta cerca de 5mg de ferro. Frango, ovos e ostras também.
Ricas em proteínas, as carnes vermelhas são as fontes de ferro mais conhecidas e também mais consumidas na dieta cotidiana. Para tirar o melhor proveito deste alimento, prefira cortes magros, como patinho, coxão mole, músculo, filé mignon e lagarto. Em média, cada 100 g de carne vermelha magra contém 3 mg de ferro.
Alguns alimentos ricos em ferro que podem aumentar a ferritina são: carnes de boi ou porco, fígado de boi, miúdos de galinha, coração , feijão, gema de ovo , cereais matinais, beterraba e vegetais verde escuros (agrião, rúcula, espinafre, brócolis).
As carnes vermelhas magras estão entre as melhores fontes de ferro entre as proteínas animais. Inclua um vegetal, como espinafre ou couve, para ampliar sua absorção. Tente variar o cardápio com carne magra bovina, cordeiro, frango e peru.
Os tipos mais comuns de leguminosas são o feijão, a lentilha, o grão-de-bico, a ervilha e a soja. Eles são uma ótima fonte de ferro, especialmente para vegetarianos. Uma xícara (198 gramas) de lentilhas cozidas, por exemplo, contém 6,6 mg de ferro, o que representa 37% da IDR.
Os alimentos ricos em ferro são carne de boi; frango; peru; porco; peixe; mariscos; espinafre; amendoim; ovo; lentilha; feijão e frutas secas. As principais fontes de vitamina B12 são cereais matinais com adição de vitamina B12; carne de boi; fígado; frango; peixe; mariscos; ovo e laticínios.
3 dicas simples para curar a anemia
"Para combater a anemia, é necessária a ingestão da vitamina B12 e C, pois estas auxiliam na maior absorção do ferro. É possível encontrá-las em vegetais de cor verde escura, como por exemplo, espinafre, rúcula, brócolis e couve.
7 melhores alimentos para curar a anemia
Café da manhã - Prefira pão integral ao pão convencional e coma de uma a duas fatias. - Inclua cereais integrais na refeição matinal (aveia, farelo de trigo, granola). - Consuma frutas cítricas como abacaxi, kiwi e goiaba..