Abdução: movimento oposto à adução, ou seja, quando a coxa é levada para longe do eixo central do corpo, em um movimento “para fora”. Os músculos trabalhados são dos glúteos mínimo e médio, piriforme e tensor da fáscia lata.
Como fazer: Em pé, amarre o elástico em um apoio firme, dê um passo para a lateral e mantenha o corpo reto, contraindo o abdômen. Mantenha o joelho estendido, contraia a parte interna da coxa, aproxime os joelhos e sustente a volta. Entre três e quatro séries de 15 a 20 repetições são suficientes. Bons treinos!
Significado de Abdução substantivo feminino Ato de abduzir, de retirar algo ou alguém violentamente de algum lugar.
Os treinos de abdução e adução ajudam a reduzir gorduras, flacidez e celulites nos glúteos, quadril e coxas, além de proporcionarem a tonificação dos músculos exercitados. Os movimentos de abrir e fechar a perna podem, inclusive, auxiliar no combate à pressão alta e diminuir os riscos de ataques cardíacos.
Geralmente conjugados com a adução, os exercícios de abdução consistem em abrir e fechar as pernas com algum tipo de peso para aumentar o esforço muscular. O treino de abdução pode ser feito em cadeiras abdutoras com movimento exclusivo de abertura das pernas.
ABDUÇÃO: movimento articular que afasta o segmento da linha mediana do corpo. Ocorre no plano frontal.
Abdução/Abdutor: afastar o membro do eixo sagital mediano. Adução/Adutor: aproximar o membro do eixo sagital mediano (centro do corpo).
* Flexão: curvatura ou diminuição do ângulo entre os ossos ou partes do corpo. * Extensão: endireitar ou aumentar o ângulo entre os ossos ou partes do corpo. * Adução: movimento na direção do plano mediano em um plano coronal. * Abdução: afastar-se do plano mediano no plano coronal.
Na anatomia temos quatro planos anatômicos: mediano, sagital, frontal e transverso. Plano Mediano: o plano mediano é um plano vertical, que “corta” imaginariamente o corpo longitudinalmente, dividindo assim em duas metades “equivalentes” direita e esquerda.
Mediano (médio sagital) - plano vertical que passa pelo centro do corpo (linha média), dividindo-o longitudinalmente nas metades direita e esquerda.
A anomalia, no entanto, se trata de diferenças morfológicas resultantes de mutação do DNA que a um prejuízo funcional ao indivíduo, como os gêmeos siameses e a hipertricose. Já a monstruosidade é uma condição em que a alteração anatômica é tão discrepante que impossibilita a vida, como no caso da anencefalia.
O Plano Mediano é o que passa longitudinalmente através do corpo, dividindo-o em metades direita e esquerda. ... Parassagital, usado pelos neuroanatomistas e neurologistas é desnecessário porque qualquer plano paralelo ao plano mediano é sagital por definição.