O H. pylori ou Helicobacter pylori, é uma bactéria que se aloja no estômago, onde prejudica a barreira protetora e estimula a inflamação, podendo provocar sintomas como dor e queimação abdominal, além de aumentar o risco para o desenvolvimento de úlceras e câncer.
As úlceras causadas pela H. pylori podem sim reaparecer. “Mesmo após a pessoa ter realizado tratamento com antibiótico e ter erradicado a bactéria, ela pode se reinfectar.” comenta a Dra.
Você terá todas as respostas sem sair de casa. Mostrar especialistas Como funciona? Após o tratamento do H. Pylori é recomendado que se aguarde pelo menos 3 meses para repetir a endoscopia de controle!
não existe relação entre perda de peso e presença de H. pylori. Às vezes o paciente pode ter perda de peso caso tenha dor após comer ou ganho de peso se a dor melhora com a alimentação. Convém ser acompanhado por um gastroclínico ou gastrocirurgião para tratamento.
“A infecção pelo H. pylori pode provocar sintomas como dor ou queimação epigástrica, náuseas e vômitos. Estes sintomas podem ser facilmente confundidos com gastrites de outras etiologias, além de esofagites e úlceras gastroduodenais”, informa o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.
“É possível eliminá-la com o tratamento medicamentoso a base de antibióticos e medicamentos inibidores da bomba de prótons, utilizados de forma contínua por 14 dias”, afirma o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos. De acordo com o especialista, a primeira opção de tratamento consegue eliminar totalmente a H.