− Garganta efetiva (effective throat), “tw” – é a menor distância entre a raiz da solda e a face externa do triângulo inscrito. Para o caso usual (solda com lados iguais e com ângulo reto) a garganta da solda vale 0,707.
Biseladoras - OCE - Elétrica. Biseladoras compactas e robustas adequadas às suas necessidades de pipe shop ou campo. Corte e bisel simultâneo ou separadamente em ângulos 30 / 37,5 graus ou conforme desenhos específicos.
Para fixar os reforços à placa, por exemplo, as soldas intermitentes podem reduzir o metal de enchimento em até 75%, fornecendo a mesma resistência necessária. A distorção pode ser evitada ou minimizada por técnicas que anulam - ou usam construtivamente - os efeitos do ciclo de aquecimento e resfriamento.
As posições de soldagem dividem-se em 4, plana, horizontal, vertical e sobre-cabeça. Devemos lembrar que podem ser tanto para filete como para chanfro.
4.
Um metal de adição é um metal adicionado na produção de uma junta através de soldagem, brasagem ou soldagem a frio. ... Algumas vezes eletrodos não consumíveis são incluídos dentre estes, mas dado que estes metais não são consumidos pelo processo de soldagem, eles são normalmente excluídos, pois não são adicionados.
Zona termicamente afetada (em inglês: Heat-Affected Zone - (HAZ)) é a região da solda que não se fundiu durante a soldagem, porém teve sua microestrutura e propriedades alteradas pelo calor induzido pela soldagem ou operações de corte.
POLARIDADE. O tipo de polaridade de soldagem usada afeta o nível de penetração. Com a maioria dos processos de soldagem a arco, a polaridade DC + (eletrodo de corrente direta positiva) produz mais penetração de solda, porque mais energia do arco é focada na placa de base.
a) Zona Fundida (ZF): região onde o material fundiu-se e solidificou-se durante a operação de soldagem. As temperaturas de pico nesta região foram superiores a temperatura de fusão do material (Tf);
Conceito: A zona termicamente afetada (ZTA), também denominada de zona afetada pelo calor (ZAC) é a região, compreendida entre a zona fundida e o metal de base não afetado termicamente, que sofreu modificação das propriedades mecânicas e/ou metalúrgicas, devido a imposição do aquecimento (mudança brusca de temperatura) ...
Aporte térmico: O aporte térmico, ou insumo de calor quantifica a energia gerada pelo processo de soldagem. Sua equação é: A questão do aporte térmico é uma das mais importantes na adequação ao material escolhido ao processo e aos parâmetros de soldagem.
O volume de material afetado pelo significativo aumento temperatura e que encontra próxima da poça de fusão é denominada zona termicamente afetada (ZTA), onde normalmente as propriedades mecânicas do metal soldado são críticas.
A zona termicamente afetada pelo calor (ZTA) é a região do metal de base adjacente à poça de fusão. Esta região sofre um rápido ciclo térmico de aquecimento e resfriamento durante o processo de soldagem.
O pré-aquecimento tem como objetivo diminuir a velocidade de resfriamento de uma junta soldada, tornando menores as tensões residuais. Em metais com alta condutibilidade térmica, facilita as operações de soldagem.
183 C
A estação de solda possui uma ponta aterrada que protege componentes sensíveis, além de um potenciômetro e um sensor de temperatura. Com a estação, você pode escolher a temperatura de solda entre 150°C e 450°C. O preço é bem mais alto, é verdade, mas a durabilidade é muito maior se comparada com ferros de solda comuns.