Então veja neste post 7 dicas de como montar um aquário de peixes de água doce!...
Cuidados básicos dos dois tipos
Aquário de água doce sem aquecimento (Água Fria)
Conheça espécies de peixes que podem conviver juntas
Os tetras e ciclídeos anões são ótimos exemplos de peixes que combinam bem com discos.
O peixe pode ser criado em qualquer região brasileira e, como é onívoro, come de tudo. Bastam um aquário (ou uma caixa d'água em desuso), água disponível de ótima qualidade e alguns cuidados no manejo para que o acará tenha bom desenvolvimento e a atividade apresente bons resultados.
O Acará Disco não pode sofrer mudanças bruscas na água. Precisa escolher cuidadosamente as outras espécies de peixes a serem colocados juntos no mesmo aquário. Ideal manter pelo menos 5 peixes juntos (200 litros d'agua), contudo é possível o convívio de menos peixes e até mesmo de apenas um no aquário.
Opiniões? Muitos ciclídeos têm capacidade de "mudar de cor", utilizando-se de células chamadas cromatóforos. Eles assumem diferentes padrões de cor, dependendo da situação (briga, dormência, acasalamento, ameaça, etc.)
Em cativeiro, chegam a viver 10 anos.
A forma mais fácil de alimentar seu acara disco é comprando rações comerciais, de alta qualidade, feitas especialmente para discos, em flocos ou em pellets. Essas rações são balanceadas para atender as necessidades alimentares dos discos. Tente ter ração de dois ou três tipos diferentes e de marcas diferentes.
Em seu tamanho adulto cada disco irá necessitar em media 50 litros de água para ficar bem, isso não é uma regra, tudo irá depender do seu esquema de filtragem (veja filtragem), mas use esse calculo como referencia. O ideal é você começar com o maior aquário que você poder.
A densidade populacional deve respeitar sempre a regra de 1 cm de peixe para cada 2 L de água. Como base nestes preceitos a quantidade de peixes que o seu aquário suporta pode ser facilmente calculada. Outro cuidado importante é com relação à quantidade de alimento fornecida aos peixes.
Como os néons não ficam muito grandes, um único peixe não precisa de uma quantidade enorme de espaço, apenas 5 a 10 litros por indivíduo. Mas lembre-se que você vai precisar criar um grupo deles! Por esse motivo, eu realmente não é recomendável colocá-los em algo menor que 30 litros para um grupo de seis, no mínimo.
Nos primeiros 5 dias de preferência a alimentos vivos e no caso pode ser dado microvermes e artemias . Após 5 dias insira aos poucos ração bem fina . Compre ração de boa qualidade e bata no liquidificador e peneirando-a em malha bem fina. Dê ração em média 2 vezes ao dia .
Para reproduzir esse peixe, antes de mais nada, é preciso comprar um grupo razoável, descobrir se alguns deles se aproximaram, remover o casal e colocá-lo em um aquário adequado para a reprodução. Com os cuidados certos e com atenção, o acará-bandeira deve botar e fertilizar os ovos sem problemas.
Ovos eclodem em 2 dias e, cerca de 5 dias depois, os alevinos já podem vir a receber alimento, como náuplios de artêmia, uma vez que já estarão nadando. Estes pequenos seres também estarão sobre proteção atenta dos pais, a qual pode ser mantida por até 2 meses – criadores costumam removê-los no primeiro mês.
O acará bandeira cresce rapidamente, podendo atingir a fase adulta com oito meses de idade. Dê preferencia a um aquario alto pois facilita o bom desenvolvimento das nadadeiras do acará bandeira. O acará bandeira também gosta de aquários bem plantados com folhas compridas e altas onde às vezes, deposita seus ovos.
Peixe dourado 'foge' e sobrevive 13 horas fora d'água.
Assim, um tetra cardinal deve viver em média 4 anos, enquanto uma carpa Koi pode ultrapassar 100 anos. A propósito, uma carpa de nome Hanako que nasceu em cerca de 1751 morreu somente em julho de 1977, ou seja, 226 anos depois, e após vários donos!
Separe o casal num aquário de no mínimo 20L, com uma coluna d'água de uns 12cm , o aquário deve ficar tampado para manter o ar úmido e aumentar a consistência do ninho de bolhas que será construído pelo macho. Plantas são bem vindas principalmente as de superfície.