“O que foi, é o que há de ser; o que se fez, isso se tornará a fazer. Não há nada de novo debaixo do sol”. Salomão dizia isto há 3.
Nos ensinamentos cristãos, a vaidade é considerada um exemplo de orgulho, um dos sete pecados capitais. ... Segundo a Bíblia vaidade é algo enganoso, sem valor, que leva a ostentação e a idolatria. Filosoficamente falando, a vaidade pode se referir a um senso mais amplo de egoísmo e orgulho.
O título "Eclesiastes" é uma transliteração da tradução grega do termo hebraico Kohelet (ou Qohelet), que significa "aquele que reúne", mas que é tradicionalmente traduzido como "professor" ou "pregador" nas traduções da Bíblia em português, o pseudônimo utilizado pelo autor do livro.
Hevel é de origem hebraico e significa "fugacidade - Fuga, rapidez. / Qualidade daquilo que é fugaz - ", "vaidade - Qualidade do que é vão, instável ou sem duração. / Qualidade do que não tem firmeza ou solidez. / Desejo exagerado ou injustificado de atrair a admiração ou as homenagens dos outros. / Ostentação; ...
Assim como os livros da Sabedoria e Provérbios, o Eclesiástico não tem uma narrativa com começo, meio e fim e se apresenta como uma coleção de frases, ensinamentos e máximas. Era um tipo de literatura conhecida como “sapiencial”, ou seja, relativa à sabedoria./span>
Eclesiastes 3 explica que há momentos de alegria e de tristeza, de surpresa e de desilusão, de sucesso e de fracasso... ... As coisas mudam, passam, transformam-se. Nenhuma situação dura para sempre./span>
- Espalhar no tempo humano: primeiro a pedreira é cortada e suas pedras espalhadas para selecionar onde encaixam. - Ajuntar no tempo humano: depois as pedras são reunidas formando a obra (I Reis 6.
Tempo de espalhar para ajuntar de novo. Espalhar, (separar a palha de; (os cereais) dispersar, mandar ao vento “pedras” que não são os cereais que alimentam, são palhas./span>
“Existe um tempo certo para cada coisa, momento oportuno para cada propósito debaixo do Sol: Tempo de nascer, tempo de morrer; tempo de plantar, tempo de colher.” Eclesiastes 3.
Salomão: Tudo tem o seu tempo determinado, e há... Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; ... Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.
Muitos não entendem ou ignoram, que aquilo que se plantar, seja de bom ou de ruim, um dia irá colher. Quando se semeia amor, tem-se como resultado uma colheita de amor. Se você planta ódio, ódio irá colher.
É chegada a tão esperada hora de colher os frutos e ver o resultado da semeadura, porém, o tamanho da colheita alcançada será proporcional à quantidade semeada. ... Nós colhemos no presente aquilo que semeamos no passado, e vamos colher no futuro aquilo que semeamos no presente./span>
No livro do Eclesiastes, Salomão fala que há o tempo de plantar e o tempo de colher. Essas sábias palavras do patriarca mostram que devemos plantar a nossa semente em campo fecundo, e que iremos colher os frutos no tempo certo. ... As coisas acontecem no tempo de Deus, e devemos compreender isso.
Lucas 8.
Você colhe aquilo que planta no coração das pessoas! Se você colhe o que planta, não regue suas ervas daninhas. O que hoje você faz com alguém, amanhã com você também irão fazer o mesmo! Quem planta vento colhe tempestade!