A União Ibérica, que ocorreu entre 1580 e 1640, foi a unificação das Coroas espanhola e portuguesa a partir da crise sucessória do trono português. ... O rei de Portugal, D. Sebastião, desapareceu na batalha de Alcácer-Quibir contra os mouros no Marrocos, em 1578.
Recessão econômica indica um encolhimento da economia do país, com menos produção, consumo e emprego. Essa queda, atrelada ao PIB (Produto Interno Bruto), pode gerar consequências sociais, políticas e individuais.
Principais características da recessão Diminuição da renda familiar; Redução da taxa de lucro; Aumento do número de falências e concordatas; Queda dos níveis de investimentos.
As principais características que definem uma recessão são: (a) o aumento do desemprego; (b) a queda no poder de compra, ou seja, os cidadãos com uma renda familiar menor consumem menos, e (c) uma queda na produtividade das empresas, que passam a produzir menos.
Ou seja: diminuições no PIB indicam que a atividade econômica está reduzida – há menos compra e, portanto, menos produção. Uma única queda pode ser um evento isolado, mas duas já indicam um problema maior.
O que é recessão técnica? O termo “recessão técnica” é usado para definir o cenário no qual um país apresenta, por dois trimestres consecutivos, quedas no PIB. O resultado de cada trimestre é comparado ao PIB dos três meses anteriores.
Revise seu planejamento financeiro Faça um balanço de suas economias para emergência e de quaisquer outras fontes de renda fixa em que você possa contar, como economias para a aposentadoria. Veja também se há despesas irrelevantes que você pode cortar por alguns meses para investir um pouco mais de dinheiro.
Uma crise é, basicamente, um desequilíbrio que ocorre em setores isolados da economia, mas que pode contaminar todo o sistema econômico. ... São flutuações periódicas e alternadas de expansão e contração da atividade econômica, e podem ocorrer com diferentes intensidades.
Entenda melhor esse cenário a seguir!
O que fazer para evitar os ataques de pânico
Conheça 6 dicas para fazer gestão de crise e solucionar problemas
Eles ajudam a passar por ela de forma mais equilibrada e superar as dificuldades!
Veja três dos "remédios" que vêm sendo propostos por alguns economistas para a crise: