Os órgãos do sistema urinário são: dois rins, dois ureteres, a bexiga urinária e a uretra. Eles atuam de maneira conjunta, garantindo a filtração do sangue, a produção da urina e sua eliminação.
O sangue chega ao rim através das artérias renais e segue através de uma série de arteríolas até o glomérulo de Malpighi. No interior do glomérulo, o sangue é submetido a uma forte pressão, que força a passagem de substâncias dissolvidas no plasma sanguíneo para o interior da cápsula de Bowman.
Excreção é o processo pelo qual os produtos residuais do metabolismo e outros materiais sem utilidade são eliminados do organismo. Este processo é realizado pelos pulmões, rins e pele. Não confundir com secreção, quando a substância eliminada pela célula pode ter um fim específico.
O néfron é a parte funcional do rim, sendo essencial para a produção da urina. Ele é constituído por um longo túbulo, denominado de túbulo néfrico, e pelo corpúsculo renal. O néfron é a parte funcional do rim, sendo essencial no processo de formação da urina. Há cerca de um milhão de néfrons em cada rim.
São dois tubos que transportam a urina dos rins para a bexiga. Órgãos pouco calibrosos, os ureteres têm menos de 6mm de diâmetro e 25 a 30cm de comprimento. A pelve renal é a extremidade superior do ureter, localizada no interior do rim.