De modo geral, não é exigido diploma em curso superior para quem deseja atuar como recepcionista, mas apenas Ensino Médio completo. A graduação se torna um diferencial. Além disso, algumas empresas exigem curso superior e até mesmo fluência em inglês de quem deseja se candidatar a vagas de recepcionista.
Dessa forma, no curso de recepcionista, a profissional vai aprender a receber todos de forma correta e cordial, além de responder os questionamentos dos pacientes com escuta ativa e a propor soluções rápidas e viáveis.
Por isso, para conquistar o seu emprego como recepcionista ou, ainda, firmar-se no mercado de trabalho e ser reconhecido como um excelente profissional, o candidato deve ser comunicativo, cortês e ter empatia com os clientes.
O que é recomendado:
É comum que o motivo da saída de um profissional seja um problema de relacionamento entre superiores ou colegas de trabalho. ... “Não tem como escolher com quem você vai trabalhar e por pior que tenha sido sua experiência, o candidato precisa transformá-la em uma forma de aprendizado”, afirma Andréa.
ENTÃO, COMO RESPONDER POR QUE VOCÊ DEIXOU SEU ÚLTIMO EMPREGO? A regra de ouro para responder essa pergunta é sempre focar nos motivos positivos que surgiram e que fizeram com que a nova oportunidade fosse muito mais interessante. Evite falar sobre como a oportunidade em que você estava trabalhando era ruim.
É imprescindível demonstrar que você é o candidato ideal para a vaga em questão. Fale sobre seus reais interesses em trabalhar na organização, comente sobre o que você tem observado sobre a empresa e sua atuação no mercado.
Independente do motivo pelo qual você tenha saído do seu último emprego, mantenha uma resposta curta e positiva. Apesar de ser uma pergunta impactante, lembre-se de que esta é só uma pergunta entre várias. Tente não se alongar muito na resposta.
Saiba como dizer que já foi demitido na entrevista de emprego
O objetivo de qualquer resposta sobre o trabalho antigo deve ser passar uma boa imagem de si e não falar mal da outra empresa.
Não ser claro sobre o motivo do desligamento Em momentos de crise mais acentuada, como agora, é mais fácil justificar a demissão de parte da equipe com frases, como “a empresa está passando por uma fase difícil”. Mesmo assim, é importante ser mais preciso sobre a escolha de quem fica e quem sai.
Como demitir um funcionário de forma correta?
O roteiro de como pedir demissão: o que falar em 13 passos
Dicas para conduzir um processo de desligamento