Quando se deseja afundar, os tanques se enchem de água e o ar de dentro deles fica comprimido. Já para flutuar, esses tanques se enchem com o ar comprimido, que expulsa a água, fazendo com que o submarino fique menos denso do que ela.
O raciocínio é simples: quando está na superfície, um submarino funciona exatamente como um navio. Justamente enchendo uma parte da embarcação com água. O raciocínio é simples: quando está na superfície, um submarino funciona exatamente como um navio. Como seu peso é igual ao da massa líquida deslocada, ele flutua.
Por que os submarinos não têm janelas? Agora, se você se refere especificamente aos submarinos militares, eles em geral não tem janelas porque além de reduzirem a resistência do casco à pressão e a impactos elas são praticamente inúteis para o tipo de navegação que eles praticam.
Mesmo o barulho de uma escotilha ou o tilintar de panelas pode revelar a sua posição. Ainda mais evidentes são os ruídos de motores e propulsão. Por esse motivo, dentro de um submarino, tudo que puder se chocar provocando ruídos é isolado e acolchoado com borracha.
Os submarinos não são apenas casas, são locais de trabalho. Beliches de três lugares são colocados nas paredes dos corredores e o espaço livre se limita às áreas principais do submarino e as reservadas para o equipamento. Apenas uma cortina fina separa quem dorme de quem trabalha.