Em 1929, o rei Alexandre mudou o nome do país para Reino da Jugoslávia, que significa "terra dos eslavos do sul".
A História da Jugoslávia ou Iugoslávia começa com o colapso do Império Austro-Húngaro e do Império Otomano (que durante séculos dominaram a região dos Bálcãs), após o fim da Primeira Guerra Mundial, o que levou à criação deste país, que foi formado graças ao Tratado de Versalhes.
Grafia usada no Brasil. Nos restantes países da CPLP escreve-se Jugoslávia.
O país passou a se chamar Sérvia e Montenegro. Três anos depois, em referendo popular, os montenegrinos decidiram pela independência da região. Nos dias atuais, portanto, todas as antigas repúblicas que formavam a ex-Iugoslávia são países independentes, incluindo Kosovo.
Geografia e população A Iugoslávia ficava ao longo da margem oriental do mar Adriático, na península dos Bálcãs, na Europa. Fazia fronteira com a Itália, a Áustria, a Hungria, a Romênia, a Bulgária, a Grécia e a Albânia. Sua capital era Belgrado, que agora é a capital da Sérvia. Mapa da antiga Iugoslávia.
A "Iugoslávia" ou "Jugoslávia" nasceu com o nome de Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos (em croata: Kraljevina Srba, Hrvata i Slovenaca; em sérvio: Краљевина Срба, Хрвата и Словенаца; em esloveno: Kraljevina Srbov, Hrvatov in Slovencev; em macedônio: Кралство на Србите, Хрватите и Словенците), com o término da ...
Europa
Europa
cristã ortodoxa
Os sérvios (em sérvio: Срби; romaniz.: Srbi) são um grupo étnico eslavo do sul habitando principalmente a Sérvia, Montenegro, Bósnia e Herzegovina (e Republika Srpska) e países vizinhos. Há cerca de 6 milhões de sérvios vivendo na Europa meridional, enquanto estima-se um total entre 11 e 13 milhões em todo o mundo.
Eles são animados e apaixonados pela vida. Os sérvios são muito ativos tanto na cidade como ao ar livre e são um ótimo parceiro para aproveitar as noites de festa ou os longos dias de caminhadas, visitas a teatros ou passeios de bicicleta extremos, noites com um grande grupo de amigos ou bungee jumping.
substantivo masculino Habitante ou natural da Sérvia.
Invadida pelos eslavos no século VII, a Sérvia formou um império independente entre os séculos XIII e XIV, até ser subjugada pelos otomanos, dos quais só se libertaria em 1878. ... Em 2003 passou-se a denominar Sérvia e Montenegro.
Estimulados por Milošević, em outubro de 1990, os sérvios da região de Krajina, iniciaram seu processo de independência, que culminou com a criação da República Sérvia de Krajina, oficialmente declarada em 28 de fevereiro de 1991. ... As vitórias sérvias levam a ONU a impor sanções econômicas contra a Iugoslávia.
Sérvia
5 de junho de 2006
1918
Para agravar ainda mais a situação, em 1980, o grande líder Tito faleceu. Esse cenário fortaleceu os movimentos separatistas das repúblicas da Iugoslávia e, em 1991, Eslovênia e Croácia foram as primeiras nações a declararem independência.
O Marechal Josip Broz Tito GColIH (Kumrovec, 7 de maio de 1892 — Liubliana, 4 de maio de 1980) foi um militar, revolucionário comunista e estadista iugoslavo, líder dos guerrilheiros da resistência em seu país, denominados partisans, durante a Segunda Guerra Mundial, sendo o maior responsável pela resistência armada às ...
Belgrado
Sérvia e Montenegro, oficialmente União Estatal de Sérvia e Montenegro, foi um Estado confederado de curta duração, com aproximadamente três anos de existência (de 2003 a 2006), situado nos Bálcãs, último vestígio da antiga Iugoslávia, e composto, como o nome indica, pelas repúblicas da Sérvia e de Montenegro.
Sérvia
Europa
Belgrado
Cidade na Sérvia possui seis línguas oficiais Na cidade de Novi Sad, são faladas seis línguas oficialmente: húngaro, croata, rusyn, sérvio, eslovaco e romeno.
Língua montenegrina