Valor determinado de um todo; quota, cota: ficou com o maior quinhão dos lucros da empresa.
Quinhão é um substantivo masculino da língua portuguesa e significa uma parte de algo que foi repartido, dividido. Normalmente, o quinhão é a cota ou parcela que um indivíduo recebe por direito quando há a divisão de alguma coisa ou bem material, da qual era sócio ou dono.
Se é um inventário em que há litígio pois os herdeiros não entram em acordo, cada um deles terá o seu quinhão, que é a parte cabente na herança. Como você pediu a praça da parte cabente ao seu herdeiro, deverá identificar qual a proporção(quinhão) pertencente a ele. Pode ser 1/4 dos bens; ou 25% dos bens.
(descrever minuciosamente todos os bens móveis e imóveis, veículos, direitos, ações, aplicações financeiras etc.). Valor total dos bens: (…).
EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DA …ª VARA ________ DA COMARCA DE …………………… (NOME, QUALIFICAÇÃO E ENDEREÇO), por seu representante legal (doc. 1), vem, perante Vossa Excelência, propor ESBOÇO DE PARTILHA, com fulcro no art.
1.
Remessa dos autos ao partidor, para conferência, que não se sustenta em Todos os Documentos.
Significado de Partidor substantivo masculino Ocupante de cargo judicial a quem compete fazer a partilha dos bens inventariados.
Deliberada a partilha, os autos serão enviados ao partidor para que elabore um esboço de acordo com o que o juiz decidiu. ... Após a manifestação das partes sobre o esboço, feito o pagamento do imposto causa mortis, o juiz proferirá sentença sobre a partilha, sobre a qual caberá recurso.
A partilha amigável é o ato jurídico pelo qual se instrumentaliza a divisão de bens com a concordância de quem de direito na relação jurídica.
A adjudicação é um ato de expropriação executiva em que o bem penhorado é transferido para o credor ou outros legitimados. ... A legislação criou a adjudicação com o intuito de facilitar a execução. Assim, é facultativo ao exequente (credor) a aquisição dos bens penhorados como forma de compensação de seu crédito.
O arrolamento é um procedimento simplificado do inventário e da partilha, que será admitido quando os herdeiros optarem pela partilha amigável (arrolamento sumário) ou quando o valor dos bens do espólio for igual ou inferior a 2.
Ao final do inventário, é feita a partilha formal de bens aos sucessores legítimos. Então, eles devem fazer o pagamento das dívidas e impostos devidos.