Quando esses sintomas de alucinações ou delírios aparecem, tentar iniciar uma explicação “racional” pode gerar conflito.
Embora as alucinações possam manifestar-se através de qualquer um dos cinco sentidos (audição, visão , tato, olfato e gustação), as mais frequentes são as auditivas e as visuais. As alucinações auditivas podem ser elementares (ruídos, silvos, zumbidos, etc.) ou complexas (figuras, cenas, etc.).
Se a alucinação for decorrente do uso de um alucinógeno ela vai durar enquanto durar seu efeito, em geral de duas a três horas.
Segundo a psiquiatra Erika Mendonça, delírios são crenças exageradas, irrefutáveis. O paciente tem certeza de algo, mesmo sem nenhuma evidência real disso. Já as alucinações são percepções de coisas que não estão lá, sejam elas imagens e/ou sons, mas que o paciente acredita com convicção de que são reais.
O delírio é um estado de confusão mental que possa ocorrer em conseqüência da doença, cirurgia ou com o uso de algumas medicamentações. “O estado tumultuoso agudo igualmente chamado,” delírio começa geralmente de repente e pode ser assustador para a pessoa que experimenta o, assim como para aqueles em torno deles.
substantivo feminino Sensação mórbida produzida por algo inexistente.
A alucinação auditiva é uma circunstância em que o cérebro cria a ilusão das vozes na mente de uma pessoa.
Sinônimo de enquanto