As vacinas que o recém-nascido deve receber são as seguintes:
BCG: protege contra as formas mais graves de tuberculose causadas por bactéria transmitida pelo ar. Hepatite B: previne hepatite B, doença que pode ser grave e levar a condições crônicas no fígado.
O que previne: Infecção do fígado (hepatite) causada pelo vírus da hepatite B. É composta por proteína de superfície do vírus da hepatite B purificado, hidróxido de alumínio, cloreto de sódio e água para injeção. Pode conter fosfato de sódio, fosfato de potássio e borato de sódio.
2 – Quem não deve tomar a vacina? Pessoas que tenham apresentado uma séria alergia a uma dose dessa vacina, ou a um componente específico, ou ainda os alérgicos a leveduras.
A infecção pelo HBV é um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. A principal medida preventiva é a vacinação, com o objetivo de estimular a pro- dução de anticorpos anti-HBs. A soroconversão é conferida quando títulos de anti- corpos estão acima de 10 mUI/ml, após as 3 doses indicadas da vacina.
História. O relato mais antigo de uma epidemia causada pelo vírus da Hepatite B foi feito por Lurman em 1885. Um surto de Varíola ocorreu no Bremen em 1883 e 1889 empregados das docas foram vacinados com linfa de outras pessoas.
Em 1942, a primeira transmissão voluntária da hepatite infecciosa ocorreu entre um médico austríaco e três estudantes de medicina da Universidade de Viena. Eles ingeriram suco duodenal de um doente com hepatite e cerca de três a quatro semanas depois todos contraíram a doença.