O Diálogo Diário de Segurança (DDS) se trata do método mais utilizado por empresas para promover a segurança no trabalho. Essa é uma ferramenta antiga e eficiente, que surgiu na década de 90 para prevenir acidentes nos locais de trabalho.
A história da segurança do trabalho e as leis Em 1819 surge a lei que proibia o trabalho para menores de 9 anos e limitava a 12 h a jornada para menores de 16 anos; Em 1833, o Parlamento Inglês votou nova lei, reduzindo para 8 h o limite de jornada dos menores de 13 anos; e.
Até meados século 19 a produtividade era valorizada em detrimento da saúde e até mesmo da vida do trabalhador. Isso vem mudando ao longo dos anos… A partir da década de 50/60 surgem as primeiras tentativas sérias na área da Higiene do Trabalho, bem como o surgimento de legislações na área de segurança do trabalho.
A higiene ocupacional e medicina do trabalho é uma vertente das medidas de segurança do trabalho que visa reconhecer e antecipar riscos de prejuízo à saúde do trabalhador, oferecidos pelo próprio ambiente de trabalho.
A higiene ocupacional tem como objetivo prevenir, reconhecer, avaliar e controlar os riscos que podem ocasionar doenças ocupacionais no ambiente de trabalho.
A Higiene Ocupacional, também conhecida como Higiene do Trabalho e Higiene Industrial, é uma ciência que tem como objetivo reconhecer, avaliar e controlar os riscos ocupacionais nos ambientes de trabalho. São agentes ambientais que podem causar doenças e danos à saúde dos trabalhadores.
A segurança do trabalho abrange todas as técnicas e práticas para preservação da qualidade de vida dos trabalhadores, enquanto a higiene ocupacional se ocupa da análise e controle dos possíveis riscos ocupacionais do ambiente de trabalho.
O Higienista Ocupacional é responsável por antecipar, reconhecer, avaliar e controlar os agentes ou processos que podem colocar em risco a saúde e bem estar do trabalhador, no exercício de suas funções.