O que faz o especialista em gentica mdica? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O médico geneticista atua na avaliação clínica, diagnóstico, tratamento e aconselhamento genético de pacientes com diferentes tipos de doenças e condições de saúde.
Qual a importância da genética médica?
"A genética médica tem uma aplicação muito grande na prevenção, diagnóstico, e tratamento das doenças hereditárias, ou seja, aquelas que se transmitem dentro de uma família, com forte componente genético. È muito importante nas doenças hereditárias, principalmente nas patologias congênitas.
O que é a genética médica?
Genética médica ou genética clínica é a especialidade que lida com o diagnóstico, tratamento e controle dos distúrbios genéticos e hereditários. É uma área que enfoca não só o paciente mas também toda a família, principalmente por meio do aconselhamento genético.
Como a genética afeta a Medicina?
A Genética Médica é uma especialidade “nova”, ganhando maior evidência à medida que a Medicina avança, aumenta-se a possibilidade de investigação e, em alguns casos, tratamento para doenças que antes eram negligenciadas. É uma especialidade essencialmente clínica.
Onde pode ser empregado a genética na medicina?
Esse conhecimento foi usado pela indústria farmacêutica, que conseguiu criar medicamentos específicos para cada paciente considerando a sua genética. Isso também foi útil para doenças raras, como a distrofia muscular de Duchenne, que causa uma fraqueza muscular progressiva até a morte do paciente.
Como a genética ajudou a medicina moderna?
Os estudos de Mendel formaram a base para o desenvolvimento da genética. Outra enorme contribuição para a medicina foi a descoberta da estrutura em dupla hélice do DNA por Watson e Crick em 1953.