Com base em edição de 2019, a nota mínima de corte em Odontologia no Prouni foi de 550,54 pontos. Só para você ter uma ideia de comparação, Medicina obteve o mínimo de 734,50.
Para concorrer a uma bolsa, o estudante deve participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na edição imediatamente anterior ao processo seletivo do ProUni, e obter a nota mínima nesse exame, estabelecida pelo MEC.
O ProUni tem bolsas parciais (50%) e integrais (100%)....Só podem participar estudantes brasileiros que não tenham diploma de curso superior e se encaixem em pelo menos uma das situações a seguir:
Um desempenho de 450 pontos no Enem e nota maior do que zero na redação são suficientes para fazer a inscrição do ProUni. No entanto, para passar nos cursos mais concorridos, como Medicina, Direito e Engenharia, é fundamental ter uma nota bem superior ao mínimo exigido.
Critérios para concorrer à bolsa de 100% no Prouni Além disso, é preciso ter feito a edição mais atual do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido uma média igual ou superior a 450 pontos nas provas objetivas e maior que zero na redação.
É permitido concorrer a uma bolsa do ProUni quantas vezes o candidato quiser, desde, claro, tenha feito o Enem mais recente (com a pontuação mínima necessária) e se encaixe nas exigências de escolaridade e renda. No entanto, isso só vale para quem não tem diploma de nível superior.
450 pontos
Mas a nota de corte do Sisu pode diminuir, viu? Isso acontece quando um candidato, mesmo selecionado, sai da concorrência por um curso e opta por outro. Assim, ele abre espaço para mais uma vaga e, na ordem, o próximo colocado ocupa a última posição e passa a determinar a nota de corte.