Se dá com o estreitamento da luz do estoma, ou seja, quando a borda do orifício do estoma diminui. Essa complicação é resultado de um erro na criação do estoma, como o uso de um segmento muito curto para a exteriorização do estoma ou incidência de doenças (Crohn ou Tumor) e ganho de peso.
Há três tipos de estoma. Os três tipos de estoma são: Colostomia, ileostomia e urostomia. Em uma operação de colostomia, parte do seu cólon é trazido para a superfície de seu abdome para formar o estoma.
Cuidados com a pele ao redor do estoma: A limpeza da pele ao redor do estoma deve ser feita com água e sabonete neutro, sem esfregar com força, nem usar esponjas ásperas. Os pêlos ao redor do estoma devem ser aparados com tesoura.
Para limpar o estoma, na maioria dos casos, basta utilizar água morna e uma toalha. Já quando se trata da higienização da pele periestoma, convém usar um sabonete, de preferência neutro e líquido.
As características normais do estoma são: cor rosa avermelhado, brilhante, úmido, sangra ligeiramente se esfregado, ausência de sensação ao toque e elimina fezes ou urina sem controle voluntário. A pele ao redor do estoma deve ser íntegra, sem lesões, e ter cor igual à cor da pele do restante do abdome.
São cuidados de enfermagem prestados ao paciente com colostomia, EXCETO:
Esvazie a bolsa no vaso sanitário Se as fezes estiverem menos consistentes ou líquidas, o conteúdo saíra com mais facilidade da bolsa. Agora se as fezes estiverem mais consistentes e espessas, você vai precisar deslizar o polegar e o dedo indicador pela bolsa de cima para baixo para que todo o dejeto saia.
Para isto é importante evitar o consumo de alimentos altamente fermentáveis como feijão, milho, ervilha, grãos, lentilha, fava, couve flor, couve de Bruxelas, pepino, brócolis, cebola, nabo, pimentão, açúcar, doces concentrados , chocolate , cerveja e bebidas gaseificadas.