Por definição do dicionário, estoque é a quantidade de bens ou mercadorias de que se dispõem, ou seja, no estoque está guardado o material que terá algum fim no futuro, podendo ele ser uma venda ou o consumo.
O gerenciamento de estoque surgiu para suprir uma necessidade das empresas de controlar tudo que se passava com os materiais, o período de cada um dentro dos armazéns, a quantidade mantida em cada compartimento, quando pedir novamente aquele produto.
A escassez de mercadorias nas prateleiras causa sérias insatisfações nos clientes, podendo causar evasão e o negócio decair. Ao mesmo tempo, manter produtos no mostruário sem tê-los em estoque para a venda também pode causar decepção aos clientes, fazendo-os indo buscar em outro local o produto que desejam.
Antigamente era controlado manualmente através de fichas de prateleiras ou por fichas de controle,inclusive até hoje ainda existem empresas que trabalham com um desses sistemas, assim com o desenvolver das informações e tecnologias a era da informática aprimorou o controle de estoque substituindo os antigos, por ...
Os primeiros registros da armazenagem Durante o auge dos faraós no Egito, alguns povos armazenavam o excedente de trigo e papiro e utilizavam como moeda de troca para obter outros artigos que não eram produzidos localmente.
Almoxarifado é o local destinado à guarda e conservação de materiais, em recinto coberto ou não, adequado à sua natureza, tendo a função de destinar espaços onde permanecerá cada item aguardando a necessidade do seu uso, ficando sua localização, equipamentos e disposição interna acondicionada à política geral de ...