EQST

O Que Drenagem No Fgado?

O que drenagem no fgado? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que é drenagem no fígado?

Drenagem Biliar Percutânea é um procedimento não cirúrgico em que um cateter é colocado através da pele no interior do fígado para drenar a bile. A necessidade deste procedimento é geralmente devido a obstrução dos dutos biliares, responsáveis pelo transporte da bile do fígado ao intestino.

Quantos segmentos tem o fígado?

A anatomia funcional do fígado é composta por 8 segmentos, cada um suprido por uma única tríade portal, composta por uma veia porta, artéria hepática e ducto biliar. Estes segmentos são organizados em quatro setores separados por cissuras contendo as três principais veias hepáticas.

Como é retirado o dreno de Kehr?

Se não houver disponibilidade de endoscopia optamos por coledocotomia, deixando ao final da exploração um dreno de Kehr. Caso o colédoco tenha acima de 2 cm de diâmetro optamos por uma derivação bilio-digestiva (coledoco-duodeno nos mais idosos e coledoco-jejuno nos mais jovens) preferentemente por via laparoscópica.

Qual a finalidade do dreno de Kehr?

O exame pelo dreno de Kehr tem como principal objetivo identificar quaisquer cálculos biliar residuais não detectados anteriormente, analisar as reais condições do sistema do ducto biliar e visualizar pequenas lesões, dilatações ou estenoses dentro dos ductos biliares.

Quanto tempo fica com dreno após cirurgia?

Na maioria dos casos, o dreno é inserido abaixo da cicatriz da cirurgia e, é fixado com pontos ou grampos, e pode ser mantido por cerca de 1 a 4 semanas. O dreno pode ficar colocado em várias regiões do corpo e, por isso, existem diferentes tipos de drenos, que podem ser de borracha, plástico ou silicone.

Para que serve o selo d'água no dreno?

Para reestabelecer a pressão negativa intrapleural é necessário um selo para o dreno torácico (sistema de drenagem subaquática) que impeça a entrada de ar vindo de fora. Existem vários tipos de sistemas de drenagem (uma, duas ou três câmaras).

Para que é indicado a drenagem torácica?

É a técnica cirúrgica que permite, pela inserção de dreno acoplado a um sistema específico, acesso à cavidade pleural ou mediastinal. A drenagem torácica está indicada em situações de urgência/ emergência, tais como: Hemotórax.