Os gêmeos monozigóticos são também chamados de idênticos ou univitelinos. Eles se originam de um único zigoto (célula-ovo), ou seja, um único óvulo fecundado por um único espermatozóide. A célula –ovo, por um processo ainda não muito esclarecido, se divide em duas partes iguais, as quais, cada uma originará um bebe.
Os gêmeos idênticos costumam ter personalidades complementares, como se dividissem tudo. No caso dos gêmeos fraternos, suas personalidades serão diferentes ou similares, de acordo com o quanto são semelhantes fisicamente.
A mulher libera um óvulo e o espermatozóide penetra neste óvulo, são os gêmeos idênticos. Mas tem aqueles gêmeos que é menino e menina ou dois meninos não parecidos; é o gêmeo dizigótico, quando a mulher libera mais de um óvulo durante aquela ovulação.
Os gêmeos podem ser formados a partir da fecundação de um ovócito e sua posterior divisão ou a partir da fecundação de mais de um ovócito. Os irmãos gêmeos são gerados em uma mesma gestação e possuem, portanto, a mesma idade. Uns se apresentam bastante semelhantes, mas outros são completamente diferentes.
Tratamento para ter gêmeos existe?
Gêmeos podem ser fraternos, quando dois ou mais ovócitos são fecundados, cada um, por dois ou mais espermatozoides; ou idênticos, quando um único zigoto se divide em dois ou mais embriões. Irmãos siameses pertencem ao segundo grupo.
Os cefalópagos são unidos pela cabeça, os dicéfalos têm o corpo unido com duas cabeças separadas, os teracópagos são ligados pelo tórax, os raquípagos têm suas costas grudadas, os pigópagos são coligados pelas nádegas, entre outros tipos.
1. Diz-se de cada um dos gémeos que nascem ligados desde a parte inferior do esterno até ao umbigo. 2. Diz-se de ou pessoa estreitamente ligada a outra por inclinação e temperamento.
Os gêmeos siameses, também são chamados de xifópagos, e são gêmeos geneticamente idênticos unidos em alguma região do corpo (tórax, pélvis ou nádegas), sendo também sempre do mesmo sexo. Formam-se através de um mesmo óvulo fertilizado e compartilham também a mesma placenta, podendo compartilhar alguns órgãos.
O termo "siameses" originou-se de uma famosa ocorrência registrada desse fenômeno: os gêmeos Chang e Eng, que nasceram no Reino de Rattanakosin (atual Tailândia) em 1811, colados pelo tórax. Eles casaram, tiveram 22 filhos e permaneceram unidos até o fim de seus dias.
A sindactilia é um termo utilizado para descrever uma situação, muito comum, que acontece quando um ou mais dedos, das mãos ou dos pés, nascem grudados.
Um bebê nasceu com duas cabeças grudadas em um só corpo no estado de Chihuahua, México. Ao contrário de gêmeos siameses tradicionais, as cabeças não têm órgãos independentes. As informações são do Instituto de Seguro Social Mexicano, citado pelo jornal La Prensa.