Deformação Específica Longitudinal é a relação que existe entre a deformação medida em um corpo e o seu comprimento inicial, sendo as medidas feitas na direção da tensão. OBSERVAÇÕES: 1. ... Medida de deformação de corpos submetidos a tensões tangenciais, sendo representada pela letra grega γ .
Sua unidade mais usual é o N/m (newton por metro) mas também encontramos N/cm; kgf/m, etc. Exemplo: Um corpo de 10kg, em equilíbrio, está preso à extremidade de uma mola, cuja constante elástica é 150N/m. Considerando g=10m/s², qual será a deformação da mola?
1. As deformações axiais, ou estiramento, são oscilações radiais das distâncias entre os núcleos enquanto as deformações angulares envolvem mudanças dos ângulos entre as ligações ou, como no modo de deformação assimétrica fora do plano, alterações do ângulo entre o plano que contém as ligações e um plano de referência.
Por definição, tensões residuais são as tensões elásticas existentes em um corpo sem a existência de carregamentos externos ou gradientes de temperatura. ... O valor máximo em módulo que as tensões residuais poderão chegar é o próprio limite de escoamento do material.
Um extensômetro colado próximo na região na qual o furo será usinado, mede a deformação causada pelo alívio de tensões gerado por esta usinagem. Estas deformações são então relacionadas às tensões residuais através de equações obtidas usando-se a teoria da elasticidade.
São métodos utilizados no dimensionamento de elementos estruturais. Na qual σ é a tensão de serviço (tensão calculada no elemento estrutural) e ̅ é a tensão admissível para o material do elemento em questão. Na qual F é a carga de serviço no elemento estrutural e é o deslocamento admissível para o elemento em questão.
Definição de Resistência dos Materiais É um ramo da mecânica que estuda as relações entre cargas externas aplicadas a um corpo deformável e a intensidade das forças internas que atuam dentro do corpo.
A compressão ocorre quando a força axial aplicada estiver atuando com o sentido dirigido para o interior da peça. ... A compressão tem muitas implicações na resistência dos materiais, na física e na engenharia estrutural, pelo fato da compressão produzir quantidades consideráveis de stress e tensão.
Fadiga de materiais é um processo que leva a falha mecânica local, causado por um carregamento alternado, variável, e geralmente de valor muito abaixo do que uma carga estática que leva a ruptura.
Resistência a fadiga é a capacidade de um material suportar a estes carregamentos cíclicos com um mínimo de redução na resistência nominal por um maior número de ciclos.
Métodos para Cálculo de Fadiga
O principal sintoma é a fadiga. Outros sintomas importantes são: dificuldade com a memória ou concentração, dor de garganta, presença de gânglios (íngua) dolorosos no pescoço ou nas axilas, dores musculares e nas juntas, dor de cabeça e sono não reparador.
A fadiga recente (que dura menos de um mês) tem muitas causas, mas as mais comuns são as seguintes: Efeitos colaterais de medicamentos. Anemia. Estresse e/ou depressão.