Definido como o sal sódico do ácido glutâmico, ele é naturalmente produzido pelo corpo humano e pode ser encontrado em alimentos como tomate, cogumelos, alguns queijos e carnes.
Consumir alimentos probióticos,como iogurtes e leites com lactobacilos, kefir, chucrute e kimchi, ajuda a equilibrar a microbiota intestinal, elevando a produção de GABA pelo sistema digestivo. Praticar ioga. Qualquer tipo de exercício físico aumenta os níveis desse neurotransmissor, mas a ioga é especialmente eficaz.
Esses tipos de chá ajudam a elevar os níveis de GABA. O chá de oolong também libera um aroma que pode aumentar a ação do ácido no cérebro....Consuma alimentos ricos em ácido glutâmico.
Ao se ligar a uma proteína presente no cérebro, conhecida como receptor GABA, esse aminoácido produz um efeito relaxante e calmante, o que pode ajudar a pegar no sono e auxiliar na diminuição da ansiedade, do estresse e do medo. Além disso, pode contribuir na prevenção de convulsões.
Ácido gama-aminobutírico (IUPAC: 4-aminobutanóico [ácido]), também conhecido pela sigla inglesa GABA (Gamma-AminoButyric Acid), é um ácido aminobutírico em que o grupo amina está na extremidade da cadeia carbônica. É o principal neurotransmissor inibidor no sistema nervoso central dos mamíferos.
cada comprimido contém: Acido gama-aminobutírico 220 mg; Cloridrato de papaverina 11 mg; Ácido nicotínico 11 mg; Pantotenato de cálcio 7 mg; Excip. q.s.p. 500 mg.
O 5-HTP, também conhecido como 5-hidroxitriptofano, é um tipo de aminoácido que é naturalmente produzido pelo corpo e que é utilizado no processo de produção da serotonina, um importante neurotransmissor que facilita a transmissão dos sinais elétricos entre as células nervosas e que contribui para o bom humor.
O GABA é produzido nas células cerebrais a partir do glutamato, que é um neurotransmissor excitatório.
→ Onde é produzida? A dopamina é sintetizada no citoplasma dos chamados neurônios dopaminérgicos a partir de um aminoácido: a tirosina, a qual é inicialmente convertida em L-dopa por meio da ação da tirosina hidroxilase.
Os receptores de GABA são uma classe de receptores que respondem ao neurotransmissor ácido gama-aminobutírico (GABA), o principal neurotransmissor inibitório no sistema nervoso central maduro dos vertebrados. Existem duas classes de receptores de GABA: GABAA. e GABAB.
VALINA: aminoácido de cadeia ramificada ou BCAA. Encontrada no interior de proteínas com a função de determinar sua estrutura tridimensional; está envolvida na força e resistência muscular. ARGININA: aminoácido precursor do GABA, da ornotina e da ureia.
O GABA é considerado o principal neurotransmissor inibitório do SN porque ele controla toda a excitabilidade a nível de SN. GLICINA: É um neurotransmissor inibitório, apenas na sua via. Possui o mesmo mecanismo do GABA, no entanto o seu peso molecular ainda é menor do que o GABA.
Os neurotransmissores agem como uma chave e o local do receptor age como um bloqueio. Leva a chave certa para abrir bloqueios específicos. Se o neurotransmissor for capaz de funcionar no local do receptor, ele provocará mudanças na célula receptora.