O que é sinusite crônica, principais sintomas e tratamento. A sinusite crônica, que é a inflamação da mucosa dos seios da face, é caracterizada pela permanência dos sintomas da sinusite, como dor na face, dor de cabeça e tosse por, pelo menos, 12 semanas consecutivas.
Uma das alterações mais frequentes na região é a presença de cistos de retenção mucosos (mucoceles de seio maxilar). Apesar de normalmente serem de fácil diagnóstico em imagens, seu comportamento clínico de diminuição ou regressão espontânea pode mascará-los, levando a diagnósticos incorretos.
Acaba de chegar ao Brasil a sinuplastia, cirurgia que combate o desconforto causado pela sinusite - infecção que atinge os seios paranasais [os óstios] e a cavidade nasal. A nova técnica, menos agressiva, vem como uma alternativa a cirurgia endoscópica nasal tradicional.
Um excelente remédio caseiro para sinusite é fazer a limpeza do nariz e seios nasais com uma mistura de água morna e sal, pois ajuda a eliminar o excesso de secreções e reduz a inflamação, aliviando os sintomas como dor e pressão no rosto.
Use soro fisiológico para limpar o nariz: algumas gotinhas dentro das narinas auxiliam a eliminar a sujeira e o acúmulo de secreções. Assue o nariz logo em seguida do uso do soro. Beba muita água: águas e chás sem açúcar hidratam todo o corpo, incluindo a mucosa nasal. Desse modo, ajudando na melhora da sinusite.
Existem vários tipos de medicamentos disponíveis na farmácia que podem ser prescritos pelo médico para tratar uma sinusite:
Se não houver melhora do quadro clínico em 4 a 5 dias, recomenda-se o uso de outros antibióticos de segunda opção, como Amoxicilina com Clavulanato de potássio, cefuroxime axetil ou Cefprozil.
A sinusite aguda na maior parte das vezes se associa a um agente infeccioso. A sinusite crônica, por sua vez, geralmente se relaciona a outras causas como, por exemplo, variações anatômicas ou processos alérgicos, e demora mais de 12 semanas para curar. O diagnóstico de sinusite deve ser feito pelo médico.