Controle de qualidade para laboratório de análises clínicas é um conjunto de ações que têm como objetivo principal a manutenção da regularidade do empreendimento em diversas frentes. Precisão dos resultados, rastreabilidade dos procedimentos, confiabilidade transmitida aos usuários são apenas algumas situações.
Fase analítica: corresponde à etapa de execução do teste propriamente dita. Fase pós-analítica: inicia-se no laboratório clínico e envolve os processos de validação e liberação de laudos, encerrando-se após o médico receber o resultado final, interpretá-lo e tomar sua decisão.
A fase pós-analítica é materializada no laudo do exame, que só é desenvolvido após a aprovação e liberação dos dados que resultaram da análise da amostra. O processo para a montagem do laudo precisa ser realizado pelo Sistema de Informações Laboratoriais, seguindo a legislação da RDC, que cuida dos aspectos do laudo.
A triagem clínica é realizada por um profissional de nível superior da área da saúde, capacitado para essa atividade. Esse profissional, quando não médico, trabalha sob supervisão médica.
As atividades realizadas num laboratório são suporte para o desenvolvimento de habilidades investigativas e ainda ampliam a integração dos alunos entre eles e com o professor. ... Nessa perspectiva, é fundamental o papel mediador do professor, a fim de orientar os alunos em suas observações, análises e conclusões.
Análises clínicas: o que isso significa? As análises clínicas são um conjunto de exames com a finalidade de verificar o estado de saúde de um paciente ou investigar doenças, como os chamados exames de rotina, check-ups, dentre outros.
A bioquímica clínica propicia a análise de amostras como urina, sangue, líquor, sêmen, líquidos pleurais, sinovial, ascítico, secreçőes em geral em que se pode mensurar valores de analitos importantes para controle e manutenção da homeostasia orgânica.