Tanto a falta quanto o excesso de vitaminas pode levar à queda de cabelos. Geralmente, a falta de magnésio, ferro e vitamina B predispõe a perda dos fios. O excesso também pode provocar a queda de cabelo. O excesso de cobre no organismo, por exemplo, pode provocar a anemia hemolítica, que resulta na perda dos fios.
A superdose de ferro ingerido pode ser mortal, especialmente em crianças pequenas. O tratamento imediato é essencial. A intoxicação grave pode produzir-se em crianças pequenas pela ingestão de 3 a 4 comprimidos revestidos de sulfato ferroso (180 a 240 mg de ferro elementar).
Bula do Sulfato Ferroso Gotas FURP
No Brasil, segundo o pediatra, a recomendação é de que a partir dos 6 meses os bebês comecem a tomar suplemento de ferro, em forma de gotas, até os 2 anos de idade. Além de, claro, consumire alimentos ricos nesse nutriente a partir dos 6 meses.
Sem ferro suficiente, os músculos, tecidos e células do bebê não receberão o oxigênio que eles precisam.
Qual a prescrição da suplementação de sulfato ferroso para crianças? Para crianças entre 6 meses e 24 meses de vida você deve prescrever a suplementação de ferro na dose de 1mg de ferro elementar/Kg/dia.