O consumo racional consiste em se utilizar apenas a quantidade de água necessária para a atividade pretendida, seja através do uso de equipamentos economizadores, como arejadores e bacias com caixa acoplada, seja através de mudanças nos procedimentos de uso da água, como fechar a torneira ao escovar os dentes, não ...
1) Significa usá-la sem desperdício. Considerá-la uma prioridade social e ambiental, para que a água tratada e saudável nunca falte em nossas torneiras. Racionalizar o uso da água não significa ficar sem ela. ... Esta água vai parar em oceanos, rios e lagos; logo vai evaporar novamente formando um ciclo d'água.
O consumidor consciente é aquele que leva em conta, ao escolher os produtos que compra, o meio ambiente, a saúde humana e animal, as relações justas de trabalho, além de questões como preço e marca. O consumidor consciente sabe que pode ser um agente transformador da sociedade por meio do seu ato de consumo.
Usar racionalmente os recursos naturais e bens públicos implica em usá-los de forma econômica e racional evitando o seu desperdício. Este eixo engloba o uso racional de energia, água e madeira além do consumo de papel, copos plásticos e outros materiais de expediente.
Use os recursos naturais de forma racional
Recursos naturais renováveis são aqueles que se renovam em prazo curto comparado com o tempo de vida humano. Alguns exemplos de recursos renováveis são: água, solo, matéria orgânica, biocombustíveis, e vento. Os não renováveis são aqueles que não se renovam em um prazo curto comparado com o tempo de vida humano.
As principais energias renováveis são a energia solar, energia eólica e energia hídrica, enquanto as energias não renováveis mais utilizadas são o petróleo, carvão mineral e o gás natural.