EQST

O Que Classificaço Metodolgica Da Pesquisa?

O que classificaço metodolgica da pesquisa? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que é classificação metodológica da pesquisa?

visa a descrever as características de determinada população ou fenômeno; estabelece relações entre variáveis; envolve o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: questionário e observação sistemática; assume, em geral, a forma de Levantamento.

O que é processo metodológico?

O proceder metodológico, ou abreviadamente denominado de metodologia, representa a escolha do método dedutivo ou indutivo, bem como as tipologias de pesquisa como instrumento a ser utilizado, podendo ser:experimental, teórica, exploratória, explicativa, bibliográfica, documental, qualitativa, quantitativa, etc.

O que é um estudo do tipo metodológico?

Trata-se de uma pesquisa metodológica, a qual envolve investigação dos métodos de obtenção e organização de dados e condução de pesquisas rigorosas. Os estudos metodológicos tratam do desenvolvimento, da validação e da avaliação de ferramentas e métodos de pesquisa.

O que é um estudo retrospectivo descritivo?

Deve ser considerado retrospectivo aquele em que o pesquisador estuda os paciente a partir de um desfecho e prospectivo aquele em que o desfecho ainda não ocorreu. A diferença entre o Estudo de Coorte e o de Caso/Controle é em relação ao foco.

Qual a diferença entre epidemiologia descritiva e analítica?

Cabe à epidemiologia descritiva a avaliação da frequência ou distribuição das enfermidades e à epidemiologia analítica o estudo dos fatores (causais) que explicam tal distribuição, relacionando uma determinada situação de saúde, ou seja, as desigualdades dos níveis de saúde entre grupos populacionais, com a eficácia ...

O que é a epidemiologia descritiva?

A epidemiologia descritiva examina como a incidência (casos novos) ou a prevalência (casos existentes) de uma doença ou condição relacionada à saúde varia de acordo com determinadas características, como sexo, idade, escolaridade e renda, entre outras.

O que é epidemiologia e qual o seu principal objetivo?

Epidemiologia pode ser definida como a “ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças, e ...

Quais as variáveis que devem ser avaliadas quando usamos a epidemiologia descritiva na abordagem de um agravo?

VARIÁVEIS MAIS UTILIZADAS NOS ESTUDOS DESCRITIVOS: RELATIVAS AS PESSOAS, TEMPO E LUGAR. O estudo da distribuição de um agravo à saúde exige, previamente, a organização das informações referentes às características das pessoas, do tempo e do lugar.

O que significa a palavra epidemiologia?

EPIDEMIOLOGIA “é a ciência que estuda a distribuição e os determinantes dos problemas de saúde (fenômenos e processos associados) em populações humanas”, segundo definem Almeida e Rouquayrol. É a ciência básica para a saúde coletiva, principal ciência de informação de saúde.

Quais as funções da epidemiologia?

O objetivo principal é fornecer orientação técnica permanente para os profissionais de saúde, que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos, tornando disponíveis, para esse fim, informações atualizadas sobre a ocorrência dessas doenças e agravos, bem como dos fatores ...

Qual é o papel da epidemiologia?

No âmbito da promoção da saúde, a epidemiologia exerce importante papel ao se preocupar não apenas com o controle de doenças e de seus vetores, mas, sobretudo, com a melhoria da saúde da população.

Qual a importância da epidemiologia para o profissional de saúde?

A epidemiologia contribui como instrumento de investigação que possibilita: adequar recursos e serviços para atender às necessidades de saúde e seus determinantes; realizar a comunicação objetiva entre profissionais da administração e os da saúde; capacitar o enfermeiro para suas ações nas atividades junto a vigilância ...

Qual a importância da epidemiologia para a saúde coletiva?

Portanto, os estudos epidemiológicos são úteis para a descrição das condições de saúde de uma população selecionada, considerando-se o tempo e o espaço; para investigar fatores determinantes da saúde da população; para avaliar o impacto das ações efetuadas com o objetivo de alterar uma dada situação de saúde e ...

Qual a importância da aplicação dos conceitos e métodos da Epidemiologia em Serviços de Saúde?

Os dados que a epidemiologia oferece ao SUS são de extrema importância dentro das políticas de saúde descentralizadas, uma vez que as estatísticas locais permitem identificar populações e fatores de risco e combatê-los de maneira mais efetiva.

Como a epidemiologia pode contribuir para o planejamento das ações em saúde?

A inserção efetiva do uso da epidemiologia no planejamento das ações em saúde é um assunto importante por sugerir uma tomada de decisão mais acertada no campo da saúde, podendo refletir na prevenção de doenças e promoção da saúde da população.

Qual a importância da epidemiologia para a odontologia?

As aplicações da epidemiologia na saúde bucal são informar a situação da saúde na população, investigar os fatores que influenciam a saúde e avaliar o impacto das ações propostas para alterar a situação encontrada.

Qual a importância da epidemiologia para a sociedade?

Relatar a disseminação e a importância do agente causador da doença em relação com as dificuldades da saúde entre as populações humanas. Gerar informações que sirvam de base para a prevenção, moderação e tratamento das doenças, estabelecendo prioridades.

Quais os três principais objetivos da epidemiologia?

Resposta: De acordo, ainda, com a IEA, são três os principais objetivos da epidemiologia: Proporcionar dados essenciais para o planejamento, execução e avaliação das ações de prevenção, controle e tratamento das doenças, bem como para estabelecer prioridades; Identificar fatores etiológicos na das enfermidades.

Quanto ao índice CPO D é correto afirmar?

CPO-D. Quando a unidade de medida é o dente temos o índice CPO-D, ou seja, Dentes 'Cariados, Perdidos e Obturados. Ainda que a denominação mais correta, neste último caso seja "Restaurado", para efeitos do índice se mantém a inicial "O" como uma concessão à sua melhor sonoridade.

O que é epidemiologia na odontologia?

A Epidemiologia das doenças bucais estuda o processo saúde/doença em indivíduos e na população; analisa a sua distribuição individual e populacional, os fatores causais das enfermidades, os danos à saúde e eventos associados.

O que é o índice CPOD?

O índice CPOD, formulado por Klein e Palmer, em 1937, é usado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para avaliar a prevalência da cárie dentária em diversos países. A sigla CPO tem origem nas palavras "cariados", "perdidos" e "obturados", e o D indica que a unidade de medida é o dente 20,21.

Qual é a quantidade de cáries que uma criança de 12 anos tem no Brasil?

Mais de 1 milhão e 600 mil crianças brasileiras têm cárie aos 12 anos de idade. Esse quadro já foi pior há 10 anos, mas ações preventivas mostram que é possível chegar à idade adulta sem cárie.

Como se faz o cálculo de CPOD?

Para o cálculo, deve-se quantificar o número total de dentes permanentes cariados, perdidos e obturados e dividir pelo número de indivíduos examinados (geralmente aos 12 anos).

Como calcular CPI odontologia?

O Índice Periodontal Comunitário (IPC) foi obtido por meio da sondagem do sulco gengival ou bolsa periodontal de seis pontos, em cada um dos 10 dentes-índice (17, 16, 11, 26, 27, 37, 36, 31, 46 e 47), sendo que o IPC permite avaliar a condição periodon-tal quanto à higidez, sangramento e presença de cálculo ou bolsa.

Como a presença de flúor na água potável de consumo pode influenciar no índice de cárie?

Nas águas de abastecimento Isso porque a quantidade correta de flúor aplicada à água combate a formação da cárie. Teores de flúor baixos não reduzem o problema. Teores altos, por sua vez, são igualmente prejudiciais e podem levar à fluorose.