Como conjunção causal Introduz uma oração subordinada adverbial causal e representa a razão de algo ter ocorrido. Pode ser substituído por “pois” e “visto que”. Exemplos: Escolhemos este material porque é mais barato.
As orações subordinadas adverbiais consecutivas exprimem um fato que é consequência, que é efeito do que se declara na oração principal. São introduzidas pelas conjunções e locuções: que, de forma que, de sorte que, tanto que, etc., e pelas estruturas tão... que, tanto... que, tamanho... que.
Muito simples: basta ter em mente que a causa vem antes; consequência, logicamente, depois. Veja a lei da causa e do efeito. Experimente numerar os fatos por ordem de acontecimento. O que ocorreu antes é o número um, a causa; o que veio depois é o número dois, a consequência, resultado, efeito.
As orações subordinadas adverbiais proporcionais exprimem ideia de proporção, ou seja, um fato simultâneo ao expresso na oração principal. Outras locuções conjuntivas proporcionais: à medida que, ao passo que. Há ainda as estruturas: quanto maior... (maior), quanto maior...
Quando essa oração subordinada estiver deslocada ou for reduzida, a vírgula será obrigatória. Exemplo: "Quando ouço esta música, penso em você." = "Penso em você quando ouço esta música (oração subordinada adverbial temporal)."
Oração subordinada adverbial comparativa Apresenta uma comparação com o acontecimento da oração principal. É tão desgastante correr atrás como ficar esperando. Meu pai age como já agia meu avô.
Quanto mais independente a filha ficava, mais sozinha a mãe se sentia. Ele melhorava sua forma físicaà medida que treinava.
Dependendo da função que exercem, as orações subordinadas adverbiais são classificadas em 9 tipos: causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, temporais, proporcionais.
Existem diferentes tipos de conectivos, que são classificados conforme a relação que estabelecem entre as frases e orações, ou seja, se expressam finalidade, conclusão, oposição, causa, continuidade,… Os conectivos são, maioritariamente, conjunções.
Por consequência; por conseguinte; como resultado; por isso; por causa de; em virtude de; assim; de fato; com efeito; tão; tanto; tamanho; que; porque; porquanto; pois; já que; uma vez que; visto que; como (no sentido de porquê); portanto; que; de tal forma que; haja vista.
COMPARATIVAS (estabelecem comparação): que, do que (depois de mais, maior, melhor ou menos, menor, pior), como... Também as locuções: tão... como, tanto... como, mais...do que, menos...do que, assim como, bem como, que nem...