“A bolha na gengiva é um sintoma mais agravado do processo infeccioso de origem bacteriana que acontece na gengiva devido à falta de tratamento da periodontite. Além disso, pacientes não responsivos à terapia periodontal também podem apresentar o quadro”, revela.
Abra os pontos brancos maduros usando uma agulha esterilizada com álcool ou numa chama, e descarte a agulha em seguida. O pus deve sair sem ser apertado. Limpe-o com uma gaze. Em seguida aplique uma pomada antibiótica (como Betamina ou Bacitracina) três vezes ao dia até que desapareçam.
Um nódulo persistente ou área elevada na gengiva deve ser avaliada por um dentista. Esse nódulo pode ser causado por um abscesso da gengiva, de um dente ou por irritação.
Remédios caseiros para tratar abscesso
Uma das opções caseiras para tratar o abscesso é colocar compressa com água morna e limpar a região com sabão neutra. Também pode ser aplicada um cataplasma de ervas no abscesso que tem como objetivo acelerar o processo de cicatrização e diminuir o risco de infecções.
Um abscesso dentário geralmente acontece devido a uma cárie que não é tratada, um ferimento ou um trabalho dentário mal executado. O tratamento consiste na drenagem do líquido do abscesso, desvitalização, administração de antibióticos ou ,em casos mais graves, extração do dente afetado.
Há várias causas para este problema: cárie, restauração insatisfatória ou uma rachadura no dente. Pode haver dano à polpa. Vá ao dentista para uma avaliação. Caso o problema seja no tecido pulpar, seu dentista pode enviá-lo a um endodontista para um tratamento de canal.
O tratamento medicamentoso passa pela prescrição de antibióticos (p. ex. a amoxicilina ou a minociclina, entre outros) e /ou anti-inflamatórios (p. ex. o ibuprofeno ou o nimesulide, entre muitos outros).
Na pulpite sintomática podem ser prescritos remédios ou medicamentos analgésicos (ex. paracetamol) que permitem aliviar a dor de dentes ou em alguns casos efetuar tratamento antibiótico e/ou anti-inflamatório para ajudar a desinflamar dente, devendo o doente tomar a medicação sempre sob orientação do médico dentista.
Os abscessos dentários podem ocorrer quando uma cárie antiga não é tratada ou quando uma rachadura ou fratura no dente permite que bactérias entrem na polpa dentária (a parte mole no interior do dente) e a infectem. Depois que as bactérias entram, elas se espalham até a raiz e causam inflamação e inchaço.