O princípio de autonomia do paciente é um dos pilares da bioética. Segundo este conceito, ao paciente deve ser dado o poder de tomar as decisões relacionadas ao seu tratamento. Trata-se de um componente importante da ética médica moderna, que tem recebido bastante interesse na literatura atual.
O auxiliar de enfermagem é um profissional que faz parte de uma equipe de saúde composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, entre outros especialistas. Em linhas gerais, tem a função de zelar pelo bem estar do paciente, cuidando de sua higiene e alimentação, fazendo curativos e ministrando medicamentos.
O processo de autonomia pressupõe que o profissional enfermeiro e a equipe de enfermagem possam interferir no processo de definição das prioridades na assistência. A autonomia está embasada na direção da vontade do indivíduo para a ação, a partir de influências sociais e culturais(6).
Autonomia no trabalho é estar no comando das próprias experiências, ações, decisões e atitudes. A autonomia ajuda a reter talentos na empresa, pois faz os colaboradores se sentirem donos de seu crescimento profissional. ... Autonomia, portanto, significa ter a opção de buscar fazer por conta própria.
A autonomia é fundamental para qualquer área de atuação. A autonomia permite que o profissional consiga pensar e construir o seu próprio pensamento, e a partir disso, estabelecer soluções que sejam importantes para a sua carreira.
A importância da autonomia no crescimento da criança O desenvolvimento da autonomia na infância permite a construção de uma personalidade saudável, possibilita o desenvolvimento da capacidade de resolver conflitos ao longo da vida, além de ajudar no processo de aprendizagem.