O que é o Keynesianismo? A doutrina Keynesiana ficou conhecida como uma “revisão da teoria liberal”. Nesta teoria, o Estado deveria intervir na economia sempre que fosse necessário, afim de evitar a retração econômica e garantir o pleno emprego.
John Maynard Keynes (1883-1946) foi um economista britânico que defendeu uma política econômica de Estado intervencionista, se opondo a ideia de que os mercados livres ofereceriam automaticamente empregos aos trabalhadores e defendeu o modelo em torno do qual os governos devem usar medidas fiscais e monetárias para ...
De acordo com a teoria Keynesiana da determinação da renda sobre a relação consumo versus renda, temos que a função estável da renda é denominada de consumo. Em que caso houver uma mudança no consumo, também ocorrerá uma mudança maior na demanda agregada.
Política fiscal é (muito) importante! É um dos instrumentos que os governos possuem para atuar no curto prazo e melhorar (ou piorar) o bem-estar social. As partes da política fiscal são: Gastos do Governo (G), incluindo subsídios. Tributos (T), que são provenientes da arrecadação tributária.
Instrumentos de Política Fiscal A Política Fiscal refere-se ao orçamento do Governo e seus componentes: A) Receitas de impostos e taxas e outras rendas como dividendos e aluguéis; B) Despesas de custeio ou de funcionamento dos serviços públicos; C) Juros da dívida pública; e D) Investimentos públicos: obras e infra ...
Aqui vão alguns exemplos de medidas popularmente adotadas na política expansionista: Política monetária expansionista: redução da taxa básica de juros, do recolhimento compulsório e da taxa de redesconto; ... Política fiscal expansionista: redução de tributos, aumento dos gastos governamentais (como os investimentos) etc.