Do barulho do gás saindo ao abrir uma garrafa ao borbulhar da bebida em nosso paladar, o consumo de bebidas não alcoólicas carbonatadas é uma experiência completa em estímulos sensoriais. A carbonatação, mais conhecida como gaseificação, é capaz de acentuar brilho, odor, sabor e principalmente a textura dos produtos.
As Melhores Águas Minerais do Mundo
Agora, vem o momento mais esperado: como ele é colocado lá dentro! Nas fábricas de refrigerante, o líquido fica num tanque como uma caixa d'água bem grande. Dentro desse tanque entra um caninho, que vai borbulhar o gás carbônico no líquido, igual a quando você assopra num canudinho dentro de um copo cheio.
Uma outra dica interessante é diminuir ao máximo a quantidade de ar dentro da garrafa. Isso “obriga” o gás a se manter misturado no líquido, uma vez que não há espaço para ele ser liberado. Para o refrigerante não perder o gás, você pode simplesmente colocá-lo em outro recipiente menor.
As famosas bolhinhas que saem do refrigerante são de gás carbônico (CO2). O problema é que, dentro do líquido, o CO2 está dissolvido sob a forma de ácido carbônico (H2CO3), que é muito instável e escapa facilmente.
gás carbônico
Os refrigerantes, descobriram, não só têm pouco potássio e sódio, mas, em alguns casos, sete vezes a quantidade de glicose recomendada pela OMS para a reidratação. O refrigerante sem gás, remédio popular para problemas no estômago, pode fazer mais mal do que bem.
dióxido de carbono
Refri em garrafa de vidro tem mais gás e por isso desce mais gostoso. É que o recipiente retém o gás carbônico por mais tempo que as outras embalagens e, quando o gás escapa, leva junto alguns aromas voláteis que dão sabor à bebida.
Deve ser utilizado com uma pureza mínima de 99,9%. Devido a esses atributos, a quantidade de gás carbônico utilizado é determinante para a qualidade final do produto já que pode afetar o aroma e o sabor da bebida.
Aperte o botão ou êmbolo para gaseificar a água e chacoalhe a garrafa. Assim que você apertar o botão, ele vai liberar o gás na água. Chacoalhe a garrafa bem para distribuir a gaseificação depois que todo o CO2 for liberado.
O processo de gaseificação também não apresenta grandes segredos. “Basta borbulhar o gás através de um tubo no fundo de um recipiente, que a água o absorve”, explica o professor. O que define se um gás será facilmente assimilado pela água ou não é a sua solubilidade.
O carbonatador é o equipamento que mistura a água e o dióxido de carbono para a produção de bebidas carbonatadas não alcoólicas. ... A adição de dióxido de carbono a líquidos alimentares melhora o sabor daqueles, intensifica o aroma e dá sensação de frescor.
O dióxido de carbono (CO2) é um gás liquefeito, incolor, inodoro, não inflamável e levemente ácido. ... O dióxido de carbono também é amplamente utilizado em uma grande variedade de indústrias, tais como: Alimentos: bebidas carbonatadas. Gaseificação de bebidas.
A solubilidade do gás carbônico no líquido diminui quando a temperatura aumenta. A pressão manométrica média em refrigerantes na temperatura de 4 graus célsius é cerca de 1,2 atm e a 20 graus célsius é cerca de 2,5 atm.
O segredo é abrir uma frestinha e acabar com essa diferença de pressão. Para isso, pegue uma faca sem ponta, coloque entre o vidro e a lateral da tampa e force um pouco para o lado. Você vai ouvir um barulhinho quando o ar entrar no pote e a pressão interna se igualar com a externa.
Esse fenômeno é conhecido como supercongelamento. Ocorre porque as moléculas de água se encontram em um estado de equilíbrio e, ao sofrerem perturbação pela abertura da garrafa, passam do estado líquido para o sólido de forma instantânea, aumentando o volume ocupado.
quando você olha uma garrafa fechada de refrigerante, por exemplo, em um local onde a temperatura se mantém constante, consegue observar alguma diferença na concentração de gás ao longo do tempo? Como você poderia explicar isso do ponto de vista das unidades que constituem essas substâncias?
Se agitarmos a garrafa ou a lata antes de abrir, parte do gás carbônico que está acima do refrigerante se dispersa nele na forma de pequenas bolhas (nas quais o CO2 não está dissolvido). Essas bolhas levam alguns instantes para voltar à superfície.
A saída é fácil: sempre guardar as garrafas de refrigerante já abertas na geladeira com um truque simples: guardar deitada ou até de ponta cabeça (com a tampa para baixo); com a tampa bem fechada, claro. Por que? O gás do refrigerante é o dióxido de carbono (CO2) ou gás carbônico.
No refrigerante há a formação de um equilíbrio que é deslocado quando o ingerimos, no sentido da formação de gás carbônico, provocando o “arroto”.
“Enquanto no refrigerante o principal gás é o carbônico, na digestão de outros alimentos é comum a formação de gases como o metano, por exemplo”. Essa foi uma explicação bem grande e completa.
Oi, é mais fácil o gás sair de refrigerantes quentes, o CO2 que é o gás existente nos refrigerantes. Escapa mais facilmente porque sua solubilidade em água fria é maior, assim se mistura melhor com a agua fria.
Explicação: - A solubilidade de gases em líquidos é favorecida pela diminuição da temperatura. Quanto maior ela for, maior será a agitação das moléculas do gás, o que favorece o seu escape. Logo, se o refrigerante está gelado, haverá mais gás dissolvido na bebida (o que não favorece a sua saída).