Regra dos nove: é atribuído, a cada segmento corporal, o valor nove (ou múltiplo dele): cabeça - 9% tronco frente - 18% tronco costas - 18%
São múltiplos os fatores envolvidos nas queimaduras que devem ser observados em sua avaliação. A profundidade, extensão e localização da queimadura, a idade da vítima, a existência de doenças prévias, a concomitância de condições agravantes e a inalação de fumaça têm de ser considerados na avaliação do queimado.
Como socorrer vítimas de queimadura de primeiro grau
A queimadura de 2º grau é o segundo tipo mais grave de queimadura e geralmente aparece devido a acidentes domésticos com materiais quentes....Como reconhecer a queimadura de 2º grau
Queimaduras de 2º grau profundas são aquelas que acometem toda a derme, sendo semelhantes às queimaduras de 3º grau. Como há risco de destruição das terminações nervosas da pele, este tipo de queimadura, que é bem mais grave, pode até ser menos doloroso que as queimaduras mais superficiais.
A queimadura for provocada por fogo, corrente elétrica ou substância química. A queimadura é no rosto, couro cabeludo, articulações ou genitais. A queimadura parece estar infectada (inchada, com pus, cada vez mais roxa ou com linhas roxas na pele que rodeia a ferida).
· Qualquer queimadura circunferencial profunda pode causar complicações graves, especialmente no pescoço (obstrução de vias aéreas), tórax (restrição a ventilação pulmonar) e extremidades (obstrução a circulação).
A queimadura elétrica é uma lesao ocasionada por uma corrente elétrica que passa pelos tecidos. Esta é parte dos adventos da sociedade moderna, causando lesoes graves que afetam a qualidade de vida de vários pacientes.
Quarto grau: envolvem pele, músculo e osso. Elas freqüentemente ocorrem com queimadu- ras elétricas e podem ser mais graves do que aparentam. Podem causar complicações gra- ves e devem ser tratadas por um médico ime- diatamente.
Consideram-se, como grande queimado, os casos nos quais se têm queimaduras de segundo grau em mais de 20% da superfície corporal queimada e queimadura de terceiro grau com mais de 10% de superfície corporal queimada; além das queimaduras de períneo, queimadura por corrente elétrica, e queimadura de terceiro grau em ...
uma queimadura térmica é um dano à pele causado pelo calor. A gravidade das queimaduras é classificada por quão profunda é a queimadura e quanto do corpo é afetado. As causas comuns são o fogo, líquidos quentes (especialmente em crianças), radiação e luz ultravioleta (como a luz solar ou camas de bronzeamento).
As queimaduras superficiais devem ser tratadas com agentes tópicos, já as profundas necessitam de tratamento cirúrgico com enxertos15. O uso de enxerto de pele parcial com queimaduras de segundo e terceiro grau é padronizado.
Anestésicos e analgésicos podem ajudar a aliviar a dor causada por queimaduras. “O uso de umectantes, como a vaselina, ajuda a manter a lesão hidratada. Analgésicos podem ser indicados para alívio da dor, se não houver contraindicações”, afirma a dermatologista Gabriela Itimura.
Veja só o que você deve fazer:
A Nebacetin e o Bepantol são exemplos das pomadas utilizadas no tratamento de queimaduras, que ajudam na sua cicatrização e previnem o surgimento de infecções.
Sendo esse o caso, o tratamento seria limpeza diária com água corrente e sabão neutro, pomada de sulfadiazina de prata a 1%, e ocluir com curativo para proteger a área.
Remédios caseiros para passar na queimadura
Para tirar manchas de queimadura da pele, como as provocadas pelo ferro de passar roupa, óleo quente ou limão, recomenda-se: Fazer uma esfoliação e depois esfregar o suco de limão na região. Mas é preciso alguma cautela com este procedimento, pois o limão pode manchar a pele, se a região for exposta ao sol.
Sintomas de infecção Piora da dor, inchaço ou vermelhidão na ferida ou na região em torno dela. Alguma mudança na cor ou tamanho da ferida. Manchas avermelhadas na pele em torno da ferida.
Geralmente, as queimaduras de 1º grau melhoram de 3 a 6 dias, nesses dias elas costumam descamar, e se cuidar da forma correta, ela também não deixa cicatriz e nem sequelas. Portanto, os sintomas desse tipo de queimadura são intensa dor e vermelhidão no local. Porém, se tocar na pele, aparecerá uma certa palidez.
A exsudação é uma etapa natural da cicatrização. Esse líquido expelido (exsudato) é resultado de sangue cujas plaquetas e glóbulos vermelhos foram filtrados. O exsudato pode apresentar variações na aparência, consistência e volume de acordo com o tipo e origem da ferida.
- Segundo grau: compromete a epiderme e a derme, uma camada mais profunda da pele. Causa dor intensa e bolhas. As mais superficiais demoram entre 10 e 15 dias para melhorar, enquanto as mais profundas levam pelo menos três semanas.