EQST

O Que A Ocluso Dentria?

O que é a oclusão dentária?

Oclusão dentária é o contato dos dentes superiores com os inferiores ao fechar a boca. Em condições normais, os dentes superiores devem encobrir ligeiramente os inferiores, ou seja, o arco dentário superior deve ser um pouco maior que o inferior.

O que a má oclusão pode causar?

Principais consequências da maloclusão dentária cáries (manchas e cavidades causadas por bactérias que ficam em contato prolongado com os dentes); problemas periodontais (nos ossos e nas gengivas, ao redor do dente afetado); problemas articulares na ATM (articulação temporomandibular);

O que é a oclusão?

Oclusão é, basicamente, o ramo da odontologia que estuda as relações de mordida entre a arcada dentária superior e inferior. ... Estas condições podem provocar tensão, fadiga, hiperatividade, espasmos e dor nos músculos da mastigação e nos posturais da cabeça e pescoço enquanto a alteração oclusal não for corrigida.

Quais as características de uma oclusão ideal?

Entende-se por oclusão ideal e estável aquela onde a transmissão resultante das forças oclusais está direcionada para o longo eixo dos dentes posteriores com contatos dentários posteriores bilaterais e simultâneos; dimensão vertical de oclusão adequada; movimentos de lateralidade promovidos pelos caninos, guia anterior ...

O que é uma oclusão normal?

Segundo Angle, uma oclusão normal é aquela na qual os primeiros molares superiores estão em "chave de oclusão", ou seja, a cúspide mésio-vestibular do primeiro molar superior oclui no sulco vestibular do primeiro molar inferior.

O que é função em grupo oclusão?

O outro padrão de relacionamento oclusal é a função de grupo, caracterizando contatos dentários no lado de trabalho, envolvendo caninos, pré-molares (função de grupo parcial) e molares (função de grupo total) em ordem seqüencial.

Quais os tipos de plano de oclusão?

O plano oclusal natural corresponde à média entre os pontos obtidos pelas cúspides superiores e inferiores dos dentes naturais. O objetivo dessa pesquisa é determinar as correlações entre os planos de Camper e o Plano de Nóbilo; Plano de Camper e o Plano Oclusal Natural; Plano Oclusal Natural e o Plano de Nóbilo.

Qual o tipo de oclusão devemos proporcionar a um paciente desdentado total?

Relação Cêntrica É reproduzível, confortável e permite o normal funcionamento do sistema estomatognático, que independe da presença de dentes, sendo a posição de referência para os pacientes desdentados total.

O que é uma oclusão mutuamente protegida?

Na oclusão mutuamente protegida há contatos uniformes em máxima intercuspidação, enquanto que em lateralidade há apenas contato nos caninos, de modo a reduzir a atividade muscular.

O que é RC em Oclusao?

➢ Máxima Intercuspidação Habitual (MIH) – Também chamada de Oclusão Cêntrica; é uma posição de acomodamento da mandíbula, pois a presença dessa posição deve-se à impossibilidade de os côndilos assumirem seu posicionamento em RC, procurando evitar contato prematuro; os côndilos são levados para baixo, ocorrendo máximo ...

Qual a diferença entre RC e MIH?

Posição em que ocorre a coincidência de RC com MIH, ou seja, os côndilos na posição anterossuperior da cavidade articular com os discos corretamente interposto simultâneo a contatos dentários. A maioria dos pacientes apresentam diferenças entre a RC e a MIH, variando em média de 0,5 a 2,0 mm.

O que são guias de Desoclusao?

Guia e determinantes da Oclusão e Características autoprotetoras da Dentição. 1. ...  Guias Laterais e anterior: idealmente, durante os movimentos excursivos da mandíbula, os dentes posteriores não devem participar da oclusão. Essa desoclusão deve ser obtida ás expensas de dentes anteriores.

O que é guia incisal?

Protrusão - é o movimento que a mandíbula faz no sentido póstero-anterior; Retrusão - é o retorno da mandíbula em sentido oposto. Nesse movimento tem-se a guia incisiva que é quando os dentes inferiores anteriores deslizam pela concavidade palatina dos dentes anteriores superiores, desocluindo os posteriores.

O que é guia anterior?

É aí que entra a Guia Anterior ( GA ). O deslize entre os dentes ântero-superiores e ântero-inferiores deve DESOCLUIR os dentes posteriores na protrusão da mandíbula e em lateralidade Esquerda e Direita. É mais uma regra básica de Oclusão. ... Essa função é dos dentes anteriores.

O que é guia de canino?

O Guia Canino é o contato entre o canino superior e o inferior no movimento do lado de trabalho e quando, além dos caninos, os incisivos também se tocam, porém, a guia em função em grupo mais desejável compreende os dentes entre o canino e o 2º pré-molar, podendo incluir ainda a cúspide mésio-vestibular do 1º e 2º ...

Para que serve a guia canina?

A guia canina é o trilho da nossa mastigação e da nossa mordida. São os caninos que orientam o movimento dos nossos dentes e os protegem, evitando que se toquem inadequadamente, garantindo sua durabilidade.

O que é o movimento de lateralidade?

Como o movimento de lateralidade apresenta uma combinação de deslocamento condilar lateral e protrusivo, é objetivo deste trabalho verificar as diferenças do ajuste do articulador semi ajustável, a partir de duas posições iniciais diferentes, relação cêntrica e máxima intercuspidação, na utilização de registros ...

Como ocorre a Desoclusão em grupo?

Ao executar o movimento de lateroprotrusão, o contato interdentário ocorre somente entre os caninos do lado que está ocorrendo o movimento, no lado oposto não ocorrem contatos. Nesse movimento tem-se a desoclusão pelo canino (guia canino) ou desoclusão em grupo (dada pelos dentes posteriores).

Como se faz ajuste oclusal?

Como é feito o ajuste oclusal? O tratamento é feito dependendo do grau de desalinhamento oclusal. Do mais leve ao mais complicado dos casos, ele pode ser solucionado com a remoção de um ou mais dentes, a colocação de aparelho – o que acontece na maioria das vezes – ou mesmo cirurgia.

O que é lado de trabalho e lado de balanceio?

O lado contrário ao lado que a mandíbula se desloca é também chamado de balanceio (Figura 17c) e é definido como a posição contrária ao lado de trabalho, onde as cúspides de nomes diferentes assumem uma posição de alinhamento.

O que são movimentos Bordejantes da mandíbula?

Quando a mandíbula se move através dos limites externos do movimento, limites reprodutíveis são detectados. Estes resultados são os movimentos bordejantes.

Qual o formato do disco articular no plano sagital?

O disco articular é uma estrutura bicôncava, flexível, formado por tecido conjuntivo fibroso denso, normalmente situado entre o declive posterior da eminência articular e a superfície ântero-superior do côndilo, dividindo o espaço articular em dois compartimentos, superior e inferior.

Quais são os movimentos da mandíbula?

A ATM se movimenta em três direções; mo- vimento para cima e para baixo, resultando na abertura e fechamento da boca; realiza movimento de protrusão e retrusão e de lateralidade; durante estes movimentos ocorre a rotação e translação mandibular.

Quais são os músculos levantadores da mandíbula?

Os músculos da ATM que agem diretamente são os abaixadores e elevadores da mandíbula. Os elevadores são o Pterigóideo medial, o masseter e o temporal. Os abaixadores diretos são o pterigóideo lateral e o digástrico.

Quais são os ligamentos acessórios da ATM?

A ATM é sustentada pelos seguintes ligamentos:

  • Ligamentos colaterais.
  • Ligamento temporomandibular.
  • Ligamento estilomandibular.
  • Ligamento esfenomandibular.

Quais os músculos da mandíbula?

MÚSCULOS DA ATM

  • Temporal.
  • Masseter.
  • Pterigoideo Medial.
  • Pterigoideo Lateral.

Como fortalecer os músculos da mandíbula?

Coloque sua mão fechada sob o queixo, como se fosse um soco, e abra um pouco a boca. Produza pressões contrárias entre sua mão e sua mandíbula por 10 segundos. Então, abra um pouco mais a boca, e novamente faça forças contrárias por 10 segundos. Faça isso até atingir a abertura máxima da mandíbula.

Qual músculo abre a boca?

O Músculo Orbicular da Boca é composto em quadrantes independentes ( superior, inferior, esquerdo e direito) que cooperam de muitas maneiras independentes na grande variedade de ações labiais.

Quantos músculos movimentamos ao mastigar?

Músculos mastigatórios: são aqueles que estão ligados apenas à realização dos movimentos mandibulares: temporal, masseter, pterigóideo lateral, pterigóideo medial e ventre anterior do digástrico.

Qual o músculo que forma o couro cabeludo?

O músculo occipitofrontal é um músculo longo e largo localizado no couro cabeludo, estendendo-se desde as sobrancelhas até as linhas nucais superiores dos ossos occipitais. Juntamente com o temporoparietal, ele compreende o grupo de músculos epicranianos da expressão facial.