Reflexão-limite de nossa consciência, a intuição intelectual transforma todo ato judicativo do entendimento em objeto de sua “visão” imediata, permitindo assim uma compre- ensão intuitiva da própria lógica, constituindo uma lógica transcen- dental no sentido mais radical do termo.
Dê um exemplo pessoal de um conhecimento intuitivo. ... A intuição é uma compreensão global e completa de uma verdade, de um objeto, de um fato. O exemplo clássico é o de Isaac Newton, que diz ter compreendido a existência da lei da gravidade ao ver uma maçã cair de uma árvore.
A intuição é a categoria em que entra o conhecimento obtido sem o uso de racionalização parece ser feito sem voluntade. O melhor exemplo é o medo, porque você não decide sentir medo do perigo, você só sabe que você tem medo.
Deste modo, para Schopenhauer a intuição é a forma mais pura de conhecimento da realidade. Ela produz um conhecimento real da coisa. Através dos órgãos sensoriais a intuição representa o objeto na mente que é apreendido pelo entendimento. Em seguida a razão conceitua o objeto, formando o conhecimento abstrato.
Pode parecer óbvio, mas escutar nosso coração é o hábito mais eficiente para se cultivar a intuição no dia a dia....10 hábitos para cultivar a intuição no dia a dia
A intuição é a capacidade de conhecer, entender ou perceber algo de forma clara e imediata, sem a intervenção da razão....
A intuição intelectual, emotiva e volitiva A intuição real pode dividir-se em três categorias. Quando predominarem as faculdades intelectuais do filósofo, a intuição será intelectual, a qual terá no objeto seu correlato exato.
A intuição pura trata-se do tipo do pensamento que surge de acordo com a mentalidade humana individual, já a intuição empírica trata-se da intuição que surge por meio das experiências vividas.
Em sua Crítica da Razão Pura, na “Estética Transcendental”, Kant definiu a sensibilidade como uma faculdade de intuição, através da qual os objetos são apreendidos pelo sujeito cognoscente. ... O conhecimento só será possível nas formas puras a priori da intuição sensível: tempo e espaço.
A intuição empírica é o conhecimento imediato baseado em uma experiência que independe de qualquer conceito. Ela pode ser: ... A intuição inventiva é a intuição do sábio, do artista, do cientista ao descobrirem soluções súbitas, como uma hipótese fecunda ou uma inspiração inovadora.
intuição empírica - consiste naquela adquirida de acordo com a vivência de um indivíduo com parâmetros íntimos e individuais, assim como seus valores éticos. intuição intelectual - consiste naquela advinda através do intelecto que pode ser desenvolvido através da aquisição de conhecimento e estudos.
Possui grande capacidade de observação. A somatória das imagens apreendidas -e essa apreensão acontece de maneira rápida e inconsciente -leva ao raciocínio intuitivo. Está sempre aberta a novidades, não tem receio de experimentar situações inusitadas e fora do seu contexto diário.
O conhecimento discursivo trata-se do conhecimento adquirido por meio do uso da razão, onde por meio da razão pode-se chegar a verdade plena. Esse é o tipo de conhecimento em que os filósofos pregavam onde por meio do discurso racional, eles propagavam as suas ideias.
Enquanto a intuição é denominada, tecnicamente, de razão intuitiva, o raciocínio é denominado razão discursiva. Na intuição, o sujeito compreende completamente e instantaneamente o objeto de seu pensamento. ... Já o raciocínio deriva de processos sucessivos de conhecimento.
O ato do conhecimento consiste na busca pelo saber das mais variadas formas, como o conhecimento científico, religioso e senso comum, que oferecem informações sobre um determinado assunto. O produto do conhecimento é o resultado de sua busca através de quaisquer uma das formas de conhecimento.
Por que a possibilidade do conhecimento deve ser explicada pela contribuição da sensibilidade e do entendimento? ... O conhecimento humano resulta da operação combinada dos sentidos e do entendimento. Pelos sentidos, os objetos são-nos dados; pelo entendimento, tornam-se pensáveis.