A didática fundamental de que trata Candau (2000), então, promove o diálogo das três dimensões discutidas anteriormente. Para a estudiosa, um ensino que se mostra eficiente se faz mediante a articulação das três dimensões: humana, técnica e político-social.
Assim também existe o currículo oculto, o currículo não é neutro, e na seleção de seus conteúdos, práticas de ensino e métodos são envolvidos interesses econômicos e sociais, em uma constante luta de poder e utopias. ... Com isso, o currículo não é neutro e este implicado em relações de poder.
O currículo é manifestado em diferentes dimensões, pelo menos três delas se destacam: prescrita ou formal, a dimensão oculta e a real, a prática pedagógica.
Vamos tratar desse conceito aqui, de uma forma um pouco diferente das diversas definições teóricas....Vamos trazê-lo para mais próximo das nossas práticas e do nosso dia a dia.
O planejamento de ensino é dividido em três tipos, diferenciados por seu grau de especificidade crescente: planejamento do curso; planejamento da unidade e planejamento de aula.
O PNE pretende assegurar as condições necessárias para uma gestão democrática da educação, que deve englobar critérios técnicos de mérito e desempenho, além de consultas à comunidade escolar. Para isso, prevê recursos e apoio do governo federal.
O PNE conta com 20 metas, das quais oito têm prazos intermediários já vencidos. Além disso, a lei tem 254 estratégias relacionadas a essas metas e 14 artigos que definem ações a serem realizadas pelo País.