A incerteza padrão do resultado de uma medição, quando este resultado for obtido de valores de outras grandezas, é denominada incerteza padrão combinada e designada por uc.
A incerteza expandida U é obtida pela multiplicação da incerteza padrão combinada uc(y) por um fator k. O valor do fator k é escolhido com base no nível de confiança requerido para o intervalo. Em geral, k é usado entre 2 e 3.
uc(MB)=√u2(B)+u2(ResB)(4.
Avaliação da Incerteza Combinada (uc(L)) cLs=∂L∂Ls=1−(δα θ + δθ αS)⏟desprezível=1; cd=∂L∂d=1; cαs=∂L∂αs=−Ls δα=0 (Média de δα é igual a zero);
Incerteza em uma medida única Uma regra prática é utilizar metade da menor escala para expressar a incerteza. Por exemplo, se medirmos um bastão com uma régua dividida em milímetros, podemos dizer que ele mede 22,1 cm. Porém, isto é um arredondamento. ... Normalmente, expressa-se como 22,1 ± 0,05 cm.
Para obter a medida, divide-se o passo pelo número de divisões do tambor. Assim, girando o tambor, cada divisão provocará um deslocamento de 0,01 mm no fuso. Leitura no micrômetro com resolução de 0,01 mm.
A incerteza da medida realizada pelo instrumento é dada pela metade da menor medida apresentada no material utilizado.
Posicionar a trena ou escala a ser calibrada, com a marca inicial coincidindo com a marca de 5,5 m da trena padrão. A trena ou escala a serem calibradas, devem ficar encostadas, ou com o mínimo de folga possível entre as escalas.
Uma vez que não é possível descobrir o verdadeiro valor de uma grandeza física, a incerteza de medição, na verdade, é a única certeza que se pode ter em um processo de medição. Dessa maneira, esse valor auxilia a validar qualitativamente o resultado da validação. Ou seja, descobrir o a qualidade do resultado.
Calculando a exatidão desta escala, no caso se fossemos ler uma leitura de 199,99 ohms: 10 dígitos menos significativos: 0,01 x 10 (níveis/steps/dígitos) = 0,1 199,99 + (0,5% + 10d) = 199,99 + ( 0,99995 + 0,1) = 201,08 0,55% de variação do valor central.
Resumidamente podemos definir que: a resolução deve ser 1/10 da tolerância do processo, a faixa de medição do instrumento deve estar em acordo com o valor a ser medido e a precisão do instrumento deve ser de 1/3 da tolerância do processo.
Exemplo de cálculo de erro percentual