As principais características da arte abstrata são: Arte não representacional; ... Oposição ao modelo renascentista e à arte figurativa; Valorização de formas, cores, linhas e texturas.
Abstracionismo Sensível ou Informal, predominam os sentimentos e emoções. As cores e as formas são criadas livremente. ... Uma arte abstrata, que coloca na cor e forma a sua expressividade maior.
A arte abstrata surge em meados anos de 1920 a partir do trabalho de Wassily Kandinsky (1866-1944), tendo como principal característica a ausência de relação direta com a realidade dos seres e das coisas. ... O estilo se abstém da realidade e da construção de uma narrativa histórica ou literária.
Arte Abstrata é uma arte não objetiva, que não tem uma representação precisa de uma realidade visual, mas usa Formas, Cores, Texturas e Marcas Gestuais para alcançar seu efeito. Nasceu no início do século XX e foi completamente radical para o seu tempo.
Seu objetivo era proporcionar liberdade à arte, sem a dependência do mundo externo para ser representada, e sim composta por elementos diversos, como cores, linhas e formas utilizadas de maneira simples e subjetiva. Alguns movimentos artísticos surgidos antes do Abstracionismo já traziam essa tendência.
O abstracionismo refere-se às formas de arte não administradas pela figuração e pela imitação do mundo, ou seja, não representam objetos próprios da realidade concreta. Ao contrário, se utiliza das relações formais entre cores, linhas e superfícies para produzir a realidade da obra.
Há dois tipos de abstracionismo: o informal (ou subjetivo), que busca o lirismo e privilegia as formas livres, e o geométrico (ou objetivo), de técnica mais rigorosa e sem a intenção de expressar sentimentos nem ideias.
Existem várias fases na arte abstrata: Abstracionismo sensível ou informal: nessa fase, juntamente com Kandinsky, podemos citar o nome de Franz Marc (1880-1916). As cores e as formas são a expressão maior desse período. Tachismo: manchas colocadas dentro de certo limite (o braço do artista, por exemplo).
A arte abstrata ou abstracionismo é geralmente entendido como uma forma de arte (especialmente nas artes visuais) que não representa objetos próprios da nossa realidade concreta exterior.
O abstracionismo geométrico registra obras abstratas, que depende da análise intelectual do indivíduo. Há uso de cores simples, formas simples e linhas em detrimento da representação de objetos da realidade humana. O movimento abstracionismo geométrico foi influenciado pelo Cubismo e Futurismo.