9 passos de como usar a Leia da Atração
As 21 Leis Universais - 2017
Voyager 1
A estrela mais próxima é a Proxima Centauri, que será a primeira aprovada por três dos exploradores, pois está localizada a cerca de 4 anos-luz de distância, no sistema Alpha Centauri. Cosmicamente falando, essa trajetória é rápida.
Se considerarmos, no entanto, o quesito luminosidade – isto é, o brilho real que as estrelas possuem, e não o brilho aparente –, a liderança fica com a estrela LBV 1806-20, que é 38 milhões de vezes mais brilhante que o sol.
Alfa Centauri
Leia a Seguir Na escola, aprendemos que o Sol é o centro do sistema solar, e que todos os outros objetos que o compões, como planetas, cinturões de asteroides e cometas, orbitam ao redor dele.
Descoberto em 2017, o sistema solar Trappist-1 é de interesse dos cientistas por vários motivos. É próximo de nós, a apenas 40 anos-luz de distância, e tem sete planetas rochosos. Três deles ficam na zona habitável de sua estrela e dois destes têm tamanho similar ao nosso planeta.
O sol é a estrela mais importante do nosso Sistema Solar, que o nome que damos ao local que nosso planeta está no espaço. Da mesmo forma que temos o endereço da nossa casa, com nome da rua, setor e cidade, a Terra também tem! Falando nisso, vamos entender um pouco sobre como as coisas acontecem lá no espaço?
A luz do Sol é muito importante para manter a vida no planeta Terra. Ela é a nossa fonte primária. Todos os seres vivos dependem da luz do Sol para sobreviver. Os vegetais, por exemplo, só conseguem realizar a Fotossíntese através do Sol (da luz).
A rotação, que é realizada concomitantemente a um outro movimento (translação), é de extrema importância para a manutenção da vida no planeta, mantendo o equilíbrio energético e a composição química que caracteriza a nossa atmosfera.
As plantas precisam da luz solar para realizar a fotossíntese, processo que lhes permite armazenar moléculas de açúcar para continuarem crescendo. No entanto, muito sol pode desidratá-las e danificar suas folhas.
A água e os sais minerais são retirados do solo através da raiz da planta e chega até as folhas pelo caule em forma de seiva, denominada seiva bruta. A luz do sol, por sua vez também é absorvida pela folha, através da clorofila, substância que dá a coloração verde das folhas.
A clorofila é o pigmento responsável por captar a luz e garantir que organismos fotossintetizantes consigam produzir seu alimento por meio do processo da fotossíntese. Assim sendo, ela é essencial para a manutenção do oxigênio disponível no planeta.
O solo é fundamental na composição do ecossistema terrestre, pois é dele que as plantas retiram todos os nutrientes necessários para se desenvolverem. O tipo de solo é muito importante para as plantações e o desenvolvimento da agricultura.