De acordo com Eric Hobsbawm, historiador marxista britânico, esta primeira etapa do século XIX é considerada a Era das Revoluções justamente pela disseminação de ideais de liberdade por grupos organizados na Europa. Eles defendiam temas como direitos humanos, igualdade entre os cidadãos e soberania da população.
Lista de revoluções
Podemos dizer que no período de 1789 à 1848, isto foi implementado- da Península Ibérica até a Prússia Oriental e do Báltico até a Sicília, na maior parte por influencias diretas ou não da Revolução Francesa. Tais mudanças chegaram à Europa Central em 1848, e na Rússia e na Romênia na década de 1860.
Resposta: Burgueses e o povo, tiveram mais benefícios. Explicação: A Burguesia passou a ter voz na política, e o povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passavam a ser respeitados.
burguesia
Necessariamente uma revolução significa uma ruptura no status quo. ... A Revolução Industrial possui essa terminologia pois o advento da máquina a vapor alterou completamente os métodos de produção e a organização do trabalho, o que teve impacto direto na ordem economica e social.
A revolução é muitas vezes a unica forma de atingir a mudança. O governo se sente ameaçado e então toma algumas decisões. Na história tivemos revolução em que os revolucionários se deram mal. Mas enfim, considero importante pois pode se expor opinião, buscar justiça e igualdade entre muitos povos.
Resposta. Resposta: Revolução é uma mudança abrupta no poder político ou na organização estrutural de uma sociedade que ocorre em um período relativamente curto de tempo.
Resposta. Quando se menciona uma mudança que ocorreu ou ocorre, especialmente as políticas e sociais, como Revolução do Porto em Lisboa ou Revolução Francesa.
Identifique uma área da sociedade que precise de mudanças. Você só vai chegar à revolução se mostrar por que a conjuntura atual é falha. Além de teorizar, pense em uma necessidade ou um problema específico e que tenha dados comprobatórios. De forma geral, articule por que é necessário mudar.
Para que um evento político seja caracterizado como revolucionário, na perspectiva marxista, é necessário que a ordem social criada por ele seja diferente daquela que existia antes, havendo também uma modificação dos grupos sociais que, efetivamente, detém o poder político.
Para um evento ser considerado uma revolução, têm que mudar, renovar um sistema ou ordem imposto dentro da sociedade. ... Geralmente quando há uma revolução , há uma grande participação popular.
O termo revolução, à primeira vista, refere-se a toda e qualquer transformação radical que atinja drasticamente os mais variados aspectos da vida de uma sociedade.
A Revolução Industrial foi o período de grande desenvolvimento tecnológico que teve início na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII e que se espalhou pelo mundo, causando grandes transformações. Ela garantiu o surgimento da indústria e consolidou o processo de formação do capitalismo.
Revolução Industrial foi a transição para novos processos de manufatura no período entre 1760 a algum momento entre 1820 e 1840. ... A revolução teve início na Inglaterra e em poucas décadas se espalhou para a Europa Ocidental e os Estados Unidos.
A revolução Industrial inglesa foi um avanço tecnológico que mudou o modo de produção de produtos e tornou a Inglaterra uma potência mundial. A Revolução Industrial inglesa foi um conjunto de mudanças que ocorreram no século XVIII, com a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o emprego de máquinas.
Dentre as modificações que a Revolução Industrial causou na vidas das pessoas do campo, pode-se citar: aumento na produção de alimentos; inserção de máquinas para substituição de trabalhos que antes eram feitos de forma manual.
Resposta. Resposta: O surgimento da indústria trouxe grandes mudanças na economia mundial, assim como no estilo de vida da humanidade, uma vez que intensificou a produtividade de mercadorias e a extração dos recursos da natureza.
Resposta. aperfeiçoamento produtivo, antigamente tinham máquinas e era preciso operários para trabalhar nelas, hoje em dia, o humano praticamente supervisiona o trabalho das máquinas e aperfeiçoam por meio da tecnologia.
Crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração científica capaz de substituir o empirismo e a improvização; Necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas, para fazer face à intensa concorrência e competição no mercado.
Na evolução histórica da administração, duas instituições de destacaram: a Igreja Católica Romana e as Organizações Militares. ... O fenômeno que provocou o aparecimento da empresa e da moderna administração ocorreu no final do séculos XVIII e se estendeu o longo do século XIX, chegando ao limiar do século XX.
De fato a Revolução tornou os métodos de produção mais eficientes. Os produtos passaram a ser produzidos mais rapidamente, barateando o preço e estimulando o consumo. Por outro lado, aumentou também o número de desempregados. As máquinas foram substituindo, aos poucos, a mão-de-obra humana.
A Organização Militar influenciou enormemente o desenvolvimento das teorias da Administração ao longo do tempo. ... Uma outra contribuição da organização militar é o princípio de direção por meio do qual todo soldado deve saber perfeitamente o que se espera dele e daquilo que ele deve fazer.
INFLUÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA NA ADMINISTRAÇÃO O modelo de organização da igreja católica pode ser considerado a principal influência dessa instituição religiosa na administração. A estrutura hierárquica de títulos está em ordem descendente assim como em uma empresa.
Contribuíram para o desenvolvimento da administração científica: Frank e Lilian Gilbreth que se aprofundaram nos estudos dos tempos e movimentos e no estudo da fadiga propondo princípios relativos à economia de movimentos; Henry Grant que trabalhou o sistema de pagamento por incentivo; Harrington Emerson que definiu os ...
Com o objetivo de garantir uma melhor relação custo/benefício aos sistemas produtivos das empresas da época. Taylor buscava, com isso, uma forma de gestão que fizesse com que o trabalhador produzisse mais em menos tempo, sem elevar os custos de produção da empresa.