Abertura posterior das fossas nasais. Cavidade em funil ou infundíbulo.
Coana é a abertura nasal posterior. São divididas pelo osso vômer. As coanas fazem a comunicação da cavidade nasal com a faringe. A região coanal apresenta o Orifício Faríngeo.
A tonsila faringiana é uma estrutura única que se localiza no fundo da parede posterior da nasofaringe, apresentando uma localização próxima das coanas (aberturas que fazem comunicação da cavidade nasal com a faringe).
Na parede lateral (de cada lado) da nasofaringe está localizado o óstio farin- geo da tuba auditiva, que comunica a nasofaringe à cavidade timpânica. A carti- lagem da tuba auditiva produz uma elevação acima e para trás do óstio faríngeo, denominada torus tubal (toro tubário).
Anatomia do nariz A raiz é contínua com a fronte, e a parte entre a raiz e o ápice é chamada de dorso do nariz. Inferiormente ao ápice existem duas narinas, que são aberturas para a cavidade nasal.
A cavidade nasal na realidade são duas cavidades paralelas que se estendem das narinas até à faringe e estão separadas uma da outra por uma parede cartilaginosa. Em seu interior existem dobras chamadas conchas nasais, que têm a função de fazer o ar rotacionar.
As fossas nasais são subdivididas em três regiões: o vestíbulo, a área respiratória e a área olfatória.