A alça de Henle é uma das estruturas mais importantes para a manutenção do funcionamento desse sistema. A alça de Henle compõe o néfron e é a estrutura subsequente após o túbulo contorcido proximal. Possui formato de um “U”, apresentando uma de suas extremidades mais espessa do que a outra.
No ramo descendente da alça de Henle flui, por difusão simples, NaCl do exterior para o interior da alça, enquanto que a água, por osmose, flui em sentido contrário (do interior para o exterior da alça). No ramo ascendente da alça de Henle flui, por transporte ativo, NaCl do interior para o exterior da alça.
Entenda como a importância e como funciona uma alça de Henle A alça de Henle é um tubo em forma de U presente nos néfrons dos mamíferos. Tem como função a absorção de água e sais minerais. Também pode ser chamado de ansa de Henle e fica localizado entre o túbulo contorcido proximal e túbulo contorcido distal.
Por conta disso, sua morfologia deve ser específica em relação à sua funcionalidade dentro do néfron. Portanto, apresenta um formato mais espesso que a alça de Henle, a qual está relacionada também, com a reabsorção de sódio ao organismo, processo essencial para evitar que compostos vitais sejam eliminados pela urina.
No túbulo contorcido distal, as excretas indesejadas dos capilares sanguíneos são removidas e lançadas na urina. São exemplos dessas excretas o ácido úrico e a amônia. Por fim, a urina é liberada no ducto coletor e encaminhada para os ureteres. Saiba mais sobre o Sistema Urinário e Rins.
Na parte inicial, S1, são reabsorvidos glicose, bicarbonato de sódio, aminoácidos e solutos orgânicos. Enquanto na segunda fase (segmentos S2 e S3), há reabsorção principalmente de cloreto de sódio (NaCl). Observe a seguir os mecanismos detalhados de cada fase.
A principal função do Túbulo Contorcido Distal e do Túbulo Coletor é o controle fino de excreção de sal e água. Como já dito, são os principais sítios de atuação da vasopressina e da aldosterona.
Morfologicamente, o túbulo proximal é dividido em três segmentos: 1, 2 e 3 (S1, S2 e S3) e nesta porção do néfron, a reabsorção de glicose ocorre por co-transportadores denominados “Sodium Glucose Transporters” (SGLTs), localizados na membrana apical da célula tubular.
Assim como a urina de outros animais, a urina humana é composta principalmente de água (91% a 96%), mas contém também ureia, ácido úrico, sal e outras substâncias. A urina é o produto final, resultante da excreção renal.