O fato social, objeto de estudo da Sociologia segundo Émile Durkheim, é constante e ao mesmo tempo anterior e exterior ao individuo, ou seja, o individuo é sempre coagido pela sociedade, que exerce toda sua força sobre as ações e pensamentos individuais.
O individuo nasce na sociedade e a sociedade é constituída de indivíduos. Entre individuo e sociedade ocorre uma relação de sinergia e de dialética. O social é o útero permanente onde o sujeito administra a própria possibilidade, isto é, a própria virtualidade para realizar aquilo do qual é dotado desde o nascimento.
Para o alemão Karl Marx (1818 — 1883), os indivíduos devem ser analisados de acordo com o contexto de suas condições e situações sociais, já que produzem sua existência em grupo. ... Caçando, defendendo-se e criando instrumentos, os indivíduos construíram sua história e sua existência de grupo social.
Explicação: Uma das questões mais recorrentes na relação do indivíduo e da sociedade é o conceito de fato social que é também o objeto de estudo da sociologia, na visão de Émile Durkheim. Como conceito, ele representa um constante que se pauta em suas instâncias: tempo anterior e o exterior do sujeito.