A cefaleia em salvas é uma dor intensa de um lado da cabeça, localizada na têmpora ou em volta do olho, que dura pouco tempo (geralmente, de 30 minutos até uma hora). Ela é acompanhada por congestão nasal ou coriza e, às vezes, uma pálpebra caída, lacrimejamento e face avermelhada.
O termo “cefaleia em trovoada (CT)” refere-se a uma cefaleia de forte intensidade de início repentino que atinge sua intensidade máxima em um minuto ou menos. O nome “trovoada” surge devido a sua natureza explosiva e inesperada.
A cefaleia vascular é uma denominação para a enxaqueca clássica. Foi um termo utilizado nas primeiras descrições sobre cefaléia. A gravidade depende do diagnóstico diferencial da cefaleia.
1. Aneurisma cerebral
Exames para disgnóstico de aneurismas cerebrais
Portanto o especialista indicado para a avaliação e tratamento de aneurismas em qualquer lugar do organismo, que não no cérebro, é o cirurgião vascular.
Na consulta médica Especialistas que podem diagnosticar um aneurisma da aorta abdominal são: Angiologista. Cirurgião Vascular. Clínico Geral.
A angiologia é a vertente da Medicina que se especializou no estudo das veias, artérias e do sistema linfático que compõe o corpo humano.
Mais especificamente, os vasos linfáticos e os vasos sanguíneos (artérias e veias). O angiologista, médico formado nessa especialidade, geralmente é procurado para o tratamento de varizes, ou seja, veias dilatadas que ocorrem com mais frequência nos membros inferiores.
Para que você saiba identificar quais são os sinais que indicam que está na hora de se consultar com um angiologista, fizemos uma lista para você:
No Brasil, atuando juntamente com a cirurgia vascular, o angiologista tem a responsabilidade de estudar e diagnosticar as doenças vasculares que possuem tratamento clínico, ou seja, sem cirurgias e o cirurgião vascular corrige as doenças por meio cirúrgico.
O especialista em angiologia utiliza uma grande gama de métodos e técnicas de diagnóstico para tratamento das patologias. Dentre eles estão o eco doppler, a angiografia, fluxometria ultrassônica, laser doppler, capilaroscopia e esteira ergométrica.
O cirurgião vascular, ou angiologista cuida dos problemas envolvendo os vasos sanguíneos das pernas, braços, tronco e pescoço. Ele trata problemas nas artérias, como aneurisma de aorta, estenose das carótidas, doença arterial obstrutiva; e também problemas nas veias como teleangectasias (vasinhos), varizes e trombose.
A principal forma de identificar a má circulação nas pernas é por meio dos sintomas, sendo os principais: