A infestação por oxiuros é a infecção helmíntica mais comum nos Estados Unidos. A maioria dos casos ocorre em crianças em idade escolar, adultos que cuidam de crianças ou membros da família de uma criança infectada.
Ascaridíase é a infecção causada por Ascaris lumbricoides, um verme nematódeo intestinal ou, ocasionalmente, por Ascaris suum (que causa ascaridíase em porcos). As pessoas adquirem a infecção ao engolir ovos do verme nematódeo, geralmente nos alimentos.
A ancilostomíase é uma doença transmitida pelo contato da pele com a larva do parasita, a qual é encontrada no solo contaminado. As larvas de Necator americanus e Ancylostoma duodenale contaminam o solo quando uma pessoa doente elimina suas fezes em ambiente inadequado.
O amarelão é o nome popular dado à ancilostomose, também conhecida como ancilostomíase, que é uma infecção causada pelos parasitas Ancylostoma duodenale ou Necator americanus, que aderem ao intestino e causam anemia, diarreia, mal estar e febre.
Para evitar a infecção pelos parasitas responsáveis pela ancilostomíase, é importante evitar ter contato direto com o solo, sem as proteções adequadas, e evitar andar descalço, já que os parasitas normalmente entram no organismo por meio de pequenos ferimentos presentes no pé.
A esquistossomose, também conhecida como barriga-d'água, é transmitida pelo verme da família Schistosoma, que se espalha na água por causa de caramujos. Ao entrar no corpo, o parasita se instala nos vasos sanguíneos do intestino, do sistema urinário e do fígado e passa a se reproduzir dentro do organismo.
Sintomas de ascite