O lançamento horizontal é um movimento realizado por um objeto que fora arremessado. O ângulo de lançamento é nulo e a velocidade inicial (v0) é constante. ... Lançamento Vertical: o objeto é lançado no sentido vertical e descreve uma trajetória retilínea.
A velocidade na horizontal, VX, é constante durante todo o movimento, por isso podemos afirmar que, na horizontal, o objeto executa um movimento retilíneo uniforme.
Quando um corpo é lançado horizontalmente, ele descreve um movimento parabólico em relação à Terra. De acordo com o princípio da simultaneidade, o lançamento horizontal é o resultado da composição de dois movimentos simultâneos e independentes: queda livre e movimento horizontal. Não pare agora...
O termo 2. cosθ. senθ pode ser substituído pela identidade trigonométrica sen2θ, sendo assim, a equação final para a determinação do alcance horizontal em um lançamento oblíquo será: O alcance será o máximo possível quando o ângulo de lançamento for igual a 45°.
Alcance máximo x t = v0cosθ. t , podemos determinar o alcance a partir do valor da velocidade de lançamento e do ângulo. Sabemos que o tempo de subida ( ts ) é igual ao tempo de queda (tq), logo o tempo total desde o lançamento até a queda é tt = 2.
Resumo sobre lançamento oblíquo As componentes da velocidade inicial do projétil podem ser calculadas por meio do seno e do cosseno do ângulo formado pelo vetor velocidade e a direção horizontal. O ângulo que favorece a distância máxima horizontal percorrida pelo projétil é o ângulo de 45º.
Para calcular o lançamento oblíquo no sentido vertical, utiliza-se a fórmula da Equação de Torricelli:
Fórmulas
-O cateto oposto, ou componente vertical, será encontrado a partir da multiplicação do seno do ângulo dado pelo valor da hipotenusa. -O cateto adjacente, ou componente horizontal, resultará da multiplicação do cosseno do ângulo dado pela hipotenusa.