EQST

Correto Afirmar Sobre A Limitaço Ao Poder De Tributar?

É correto afirmar sobre a limitação ao poder de tributar?

No que concerne às Limitações do Poder de Tributar, de acordo com a Constituição Federal de 1988, é correto afirmar: Estados, Distrito Federal e Municípios poderão, em determinados casos previstos em lei, estabelecer diferença tributária entre bens e serviços, em razão de sua procedência ou destino.

O que é a capacidade tributária ativa?

A Capacidade Tributária Ativa é atribuída ao sujeito ativo do tributo, ou seja, para aquele que possui o direito subjetivo de cobrar o tributo. Logo, é o titular do crédito tributário (credor do tributo).

É correto afirmar sobre a limitação ao poder de tributar a os tributos poderão atingir fatos pretéritos a sua instituição ou majoração desde que tais fatos tenham ocorridos no mesmo exercício financeiro da sua criação B os tributos somente poderão ser criados por meio de lei?

Os tributos poderão atingir fatos pretéritos a sua instituição ou majoração, desde que tais fatos tenham ocorridos no mesmo exercício financeiro da sua criação. ... O princípio da capacidade contributiva se materializa na capacidade de o ente estatal criar tributos suficientes para manter a sua atividade pública.

Quanto maior a sua renda maior será a sua contribuição no pagamento de tributos?

A progressividade faz com que as alíquotas dos impostos sejam cada vez mais altas, quanto maior for a riqueza, ou seja, quanto maior seja a capacidade contributiva. Trata-se de um instrumento para alcançar equidade na tributação, objetivo primordial do Princípio da Capacidade Contributiva.

Qual a importância do pagamento de tributos?

É com os tributos pagos pela população que o governo realiza as políticas públicas, isto é, mantém os serviços públicos (saúde, educação, segurança) e faz investimentos (urbanização de vilas, calçamento, saneamento básico, habitação popular).

Para que serve o pagamento de tributos?

Tributo é o termo genérico, que é dividido em imposto (não há nenhuma destinação específica, mas, em geral, financia a estrutura do Estado e seus serviços básicos, como educação, saúde e segurança), taxas (vinculado a contraprestação de um serviço público, como taxa do lixo ou taxa para emissão de passaporte), ...

Porque o planejamento tributário é importante para a empresa?

Por que você precisa planejar O objetivo do planejamento tributário é diminuir as despesas da empresa. Isso quer dizer reduzir o número de tributos pagos e os valores que incidem sobre o negócio – o que é chamado de elisão fiscal.

Qual é o objetivo do planejamento tributário?

O planejamento tributário é um conjunto de sistemas legais que visam diminuir o pagamento de tributos. ... O planejamento tributário tem um objetivo a economia (diminuição) legal da quantidade de dinheiro a ser entregue ao governo.

É exemplo de planejamento tributário?

Outro exemplo prático de Planejamento Tributário: Assim sendo, ao invés de pagá-lo em uma única vez, o que incide o percentual de 27,5%, a empresa faz o parcelamento em 3 vezes, sendo que o valor financeiro que o acionista irá receber será o mesmo.

O que é Planejamento Tributário preventivo?

O PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PREVENTIVO É UMA ESTRATÉGIA PARA REDUZIR CUSTOS TRIBUTÁRIOS E EVENTUAIS DESPERDÍCIOS. ... O planejamento tributário preventivo é o estudo realizado antes de o fato administrativo ser efetivado.

O que é Planejamento Tributário Estratégico?

O planejamento tributário estratégico visa adequar os objetivos gerais do empreendimento à legislação brasileira, que é rigorosa, tem elevada carga de impostos e não pode ser ignorada. ... Com esses pontos definidos, é possível adotar planos estratégicos para aderir às mudanças objetivadas.

O que é planejamento tributário superficial?

O planejamento tributário superficial consiste em análises comuns, como definir o regime de tributação com base em alíquotas ou faturamento, escolher os regimes de arrecadação, dentre outras medidas previstas expressamente nas leis ou regulamentos.

Quais dados e informações podem ser necessários para fazer o planejamento tributário de uma empresa?

O que é preciso para começar o planejamento tributário

  • Regime tributário no qual a empresa está enquadrada.
  • Faturamento atual (receita bruta)
  • Previsão de faturamento e despesas operacionais.
  • Serviços.
  • Informações sobre estoque.
  • Fluxo de despesas.
  • Folha de pagamento.
  • Margem de lucro.

O que é preciso para fazer um planejamento tributário?

Planejamento tributário e fiscal também é importante para pequenas e micro empresas. Escolha bem o regime tributário....Coleta de dados

  1. Porte e estrutura da empresa.
  2. Atual enquadramento tributário.
  3. Atividades do negócio.
  4. Atividades operacionais administrativas, contábeis e financeiras.

Quais os principais elementos do planejamento tributário?

Os 3 Pilares de um Planejamento Tributário Responsável

  • Interesses Antagônicos.
  • Os Pilares do Planejamento Estratégico.
  • 1º Pilar: Contabilidade.
  • 2º Pilar: Propósito Negocial.
  • 3º Pilar: Premissas.
  • Considerações Finais.

O que não pode ser considerado como planejamento tributário?

A fraude não é uma maneira legal de organizar os impostos, mas sim uma maneira ilegal de sonegar e de descumprir as obrigações da empresa, de modo que não pode ser considerada como um "planejamento", mas sim como um crime.

Quais impostos pagos no Simples Nacional?

Características principais do Regime do Simples Nacional: ser facultativo; ser irretratável para todo o ano-calendário; abrange os seguintes tributos: IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, Cofins, IPI, ICMS, ISS e a Contribuição para a Seguridade Social destinada à Previdência Social a cargo da pessoa jurídica (CPP);

O que é pagamento das?

DAS — Documento de Arrecadação do Simples Nacional, é uma guia de pagamento que engloba todos os impostos municipais, estaduais e federais que devem ser pagos por microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).