26.
Por ser um documento cheio de especificidades e com informações restritas, a FISPQ só pode ser produzida pelo próprio fabricante ou pelo importador do produto químico. Ela pode ser entregue junto ao produto, na embalagem, mas também deve estar disponível no site da companhia responsável.
O rótulo de risco é representado por um losango que apresenta símbolos e/ou expressões emolduradas, referentes à classe do produto perigoso, conforme a seção 4 da Norma ABNT NBR 7500:2000.
Produtos perigosos são produtos que devido às suas características podem representar risco à saúde humana, ao meio ambiente e/ou às propriedades públicas ou privadas. ... Os produtos químicos perigosos podem ser classificados de acordo com a sua classe de perigo (perigo físico, perigo à saúde e/ou perigo ao meio ambiente).
Resposta. Resposta: Indicação do produto, condições de armazenamento, prazo de validade e toxicidade do produto.
Os riscos mais comuns que devem ser indicados no rótulo de produtos e no transporte, segundo a NBR 7500:
A rotulagem do produto químico é um dos meios utilizados pelo fornecedor para transferir ao público-alvo as informações essenciais (incluindo o transporte, o manuseio, a armazenagem e as ações de emergência) sobre os seus perigos.
Após esvaziar a embalagem, deve ser colocada água limpa até um quarto de seu volume (25%), a tampa deve ser recolocada e fechada, o recipiente agitado vigorosamente em todos os sentidos, durante cerca de 30 segundos para que os resíduos do produto nas superfícies internas se dissolvam.
32.
-Armazene os produtos em recipientes bem fechados e em local fresco e seco; -Para ter acesso aos produtos e necessário ter recebido orientações sobre os mesmos; -Se houver vazamento de produto no local, limpe imediatamente; -Feche as embalagens após o uso.
Cuidados com a segurança Use o EPI: óculos de segurança, avental, luvas e calçados fechados. Para diluir ácidos concentrados, derrame lentamente o ácido em água, agitando continuamente com um bastão de vidro. Jamais verta água sobre um ácido concentrado.
Riscos de natureza físico-química Os produtos químicos podem reagir de forma violenta com outra substância química, inclusive com o oxigênio do ar ou com a água, produzindo fenômenos físicos tais como calor, combustão ou explosão, ou então produzindo uma substância tóxica.