O stalinismo foi marcado pela presença de um policiamento ostensivo e a montagem de um dos maiores sistemas de espionagem da história – comandado pela famosa KGB. A perseguição aos opositores do regime foi intensa e justificada como necessária para a proteção do curso que a revolução comunista deveria tomar.
Josef Stalin ou Estaline (Gori, 18 de dezembro de 1878 – Moscou, 5 de março de 1953) foi um revolucionário comunista e político soviético de origem georgiana. Quando Lenin adoeceu e morreu em 1924, Stalin gradualmente assumiu a liderança do país. ...
Na época de Stalin as mulheres começaram a conheceram uma liberdade que jamais haviam conhecido. ... Também se traduziu em mulheres eleitas e eleitoras e o respeito do governo em relação aos direitos das mulheres.
Josef Stalin nasceu em 18 de dezembro de 1878, na cidade de Gori, localizada atualmente na Geórgia (país que fica no Caucáso), mas que, no século XIX, era parte do Império Russo governado pelos czares. O nome de nascimento do conhecido ditador soviético era Iosif Vissarionovich Dzhugashvili.
Stálin chegou ao poder por uma série de manobras dentro do Partido Bolchevique, a mais importante delas a ocupação do posto de Secretário-Geral do partido, de modo que Stálin assumiu uma posição que permitia que ele denunciasse membros do partido, acabando com suas carreiras políticas, e que manipulasse os documentos ...
Partido Operário Social-Democrata Russo
Resposta: Trotsky aprovava que a revolução socialista deveria ser apresentada para outros povos como forma de garantir a sobrevivencia do socialismo na União Soviética. Stalin confiava que a revolução deveria ser primeiro permanente do país de origem. Trotsky também desaprovava a burogratização do Estado.
Trotski apoiava que a revolução socialista deveria ser difundida para outros países como forma de garantir a sobrevivência do socialismo na União Soviética. Já Stalin acreditava que a revolução deveria ser consolidada primeiro no próprio país.
A principal divergência entre trotsky e Stalin em relação socialista seus fundamentos políticos, pois, Trotsky acreditava no ideal de "Revolução Permanente" enquanto que Stálin no "socialismo em um só país". Porém, ambas as posições simbolizavam a luta pelo poder dentro do partido.
Resposta. Trotski defendia a tese da revolução permanente, segundo a qual o socialismo somente seria possível se fosse construído à escala internacional. Ou seja, a revolução socialista deveria ser levada à Europa e ao mundo. Opondo-se a tese trotskista, Stalin defendia a construção do socialismo num só país.
Revolução permanente é um termo na teoria marxista, que foi utilizado pela primeira vez por Karl Marx e Friedrich Engels entre 1845 e 1850, mas, desde então, tornou-se mais intimamente associado com Leon Trótski. O uso do termo pelos diferentes teóricos não são idênticos.
Desestalinização e a Era Khrushchev. Após a morte de Joseph Stalin em março de 1953, ele foi sucedido por Nikita Khrushchev como Primeiro Secretário do Comité Central do Partido Comunista da União Soviética e Georgy Malenkov como Primeiro-ministro da União Soviética.
Lista de líderes
Henry Morton Stanley (Denbigh, País de Gales, 28 de janeiro de 1841 – Londres, 10 de maio de 1904) foi um jornalista que se tornou famoso pela sua viagem através da África em busca do explorador britânico David Livingstone e pelo seu papel na criação do Estado Livre do Congo.
30 de dezembro de 1922
Resposta. Pois ela foi extinta em 1991. qual o motivo? Pois Gorbachov instalou o capitalismo no país.
Os acontecimentos de agosto de 1991, contudo, marcaram o colapso, quando um golpe suspendeu as atividades do Partido Comunista. O partido perdeu os poderes no Conselho Supremo da URSS, por decisão dos deputados integrantes do Congresso. A dissolução do congresso da União Soviética foi anunciada em setembro de 1991.